O que o teratoma pode causar?
Índice
- O que o teratoma pode causar?
- Quando um teratoma é grande?
- Como se desenvolve um teratoma?
- Quem já teve teratoma pode ter novamente?
- Quais as chances de um teratoma ser maligno?
- Quais são os teratomas imaturos?
- Qual o prognóstico de um teratoma maligno?
- Quais são os teratomas benignos nas mulheres?
- Quais as causas do surgimento do teratona?

O que o teratoma pode causar?
O teratoma de ovário pode não provocar qualquer sintoma, mas também pode causar dor ou aumento do volume abdominal, a depender do seu tamanho ou se afeta estruturas ao redor dos ovários, sendo importante nesses casos que o ginecologista seja consultado para que possa ser feita uma avaliação e indicado o tratamento mais ...
Quando um teratoma é grande?
O teratoma é o tumor ovariano que mais propicia a torção do ovário, especialmente quando maiores que 5 cm. O quadro clínico da torção do ovário é o aparecimento de dor súbita, de grande intensidade, bem localizada no abdome, associada a náuseas e vômitos.
Como se desenvolve um teratoma?
O teratoma surge desde o nascimento, sendo causado por uma mutação genética que acontece durante o desenvolvimento do bebê. No entanto, esse tipo de tumor cresce muito lentamente e, muitas vezes, só é identificado durante a infância ou a idade adulta num exame de rotina.
Quem já teve teratoma pode ter novamente?
O teratoma é um tumor, quase sempre benigno, que costuma ter origem nas células germinativas dos ovários ou dos testículos. Na maioria dos casos, a remoção cirúrgica do tumor é o único tratamento necessário, sendo rara a recidiva da lesão.
Quais as chances de um teratoma ser maligno?
O teratoma é considerado um tumor raro, quase sempre benigno. No Brasil, são menos de 15 casos por ano. Desenvolve-se de forma maligna em alguns casos mais raros ainda - de acordo com a Associação Médica Brasileira, apenas 1% dos casos de teratoma é maligna, ou seja, 99% de benigno.
Quais são os teratomas imaturos?
- Os teratomas imaturos, ou malignos, não possuem as mesmas características do cisto dermoide, por exemplo. São compostos por materiais líquidos e sólidos e podem se espalhar para outras partes do corpo através do sistema linfático e da corrente sanguínea.
Qual o prognóstico de um teratoma maligno?
- O câncer causado por um teratoma maligno pode se espalhar por todo o corpo e pode haver complicações da cirurgia ou relacionadas à quimioterapia. Tal como acontece com muitos tipos de câncer, o prognóstico para aqueles com teratoma varia muito dependendo do tipo de teratoma, do tamanho e da localização do tumor.
Quais são os teratomas benignos nas mulheres?
- Existem teratomas benignos, chamados de teratomas maduros, e os teratomas malignos, conhecidos como imaturos e que são cancerígenos. Em ambos os casos, é recomendado que o tumor seja retirado através de cirurgia. Dentre os teratomas benignos nas mulheres, os mais comuns são os tumores de ovário, que recebem o nome de cisto dermoide.
Quais as causas do surgimento do teratona?
- O tratamento para o Teratona depende em que local do corpo está instalado e que tipo de tumor benigno ou maligno, mas em geral implica na remoção via cirurgia. Se o Teratoma for maligno além da remoção ainda o tratamento poderá incluir a quimioterapia e radioterapia. Quais as causas do surgimento do Teratona?