Quais são os tipos de melanoma?

Quais são os tipos de melanoma?
Há quatro tipos principais de melanoma: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral-lentiginoso.
Quanto tempo o melanoma pode crescer?
Embora seja um câncer agressivo, o melanoma costuma demorar algum tempo até provocar estrago. “O período varia muito, mas ele costuma evoluir em dois ou três anos, ou seja, tempo suficiente para que as pessoas notem algo estranho e procurem um médico”, afirma Duprat, que ressalta a importância do diagnóstico precoce.
O que é melanoma em estágio 4?
Os melanomas estágio IV são mais difíceis de serem curados, uma vez que já se disseminaram para os linfonodos mais distantes ou outras áreas do corpo. As metástases nos linfonodos que estão provocando sintomas podem ser removidas cirurgicamente ou tratadas com radioterapia.
O que é um melanoma benigno?
O melanoma é um câncer que se origina nos melanócitos. Como a maioria das células do melanoma produz melanina, geralmente os tumores são de cor marrom ou preta. No entanto, alguns melanomas não são pigmentados, podendo ser de cor rosa, bege ou branco.
Qual a origem do melanoma?
- Um melanoma pode se originar na pele sadia ou a partir de lesões pigmentadas preexistentes, provocando alterações no seu tamanho, cor ou textura. Esse tipo de câncer tem um grande potencial em produzir metástases, enviando células tumorais para outros órgãos, onde se desenvolverão.
Por que o melanoma é perigoso?
- O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração.
Qual o tratamento mais indicado para o melanoma?
- Tratamento. A cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer. Quando há metástase (o câncer já se espalhou para outros órgãos), o melanoma, hoje, é tratado com novos medicamentos, que apresentam altas taxas de sucesso terapêutico.
Quais são as lesões causadas pelos melanomas?
- As lesões causadas pelos melanomas apresentam algumas características que as tornam mais fáceis de serem reconhecidas, lembrando que o aparecimento de qualquer alteração na pele deverá ser pesquisado por um médico especialista, que nesse caso é o dermatologista. → A lesão costuma ser assimétrica, ou seja, possui formato irregular;