Qual o conceito do transtorno opositor desafiador TOD é como se caracteriza?
Índice
- Qual o conceito do transtorno opositor desafiador TOD é como se caracteriza?
- Quais as causas do Tod?
- Como identificar Tod?
- Quem faz diagnóstico de Tod?
- Como lidar com filho com Tod?
- Como lidar com uma pessoa que tem Tod?
- Qual o tratamento para o transtorno opositor desafiador?
- Que fatores favorecem o desenvolvimento do transtorno opositivo desafiador?
- Quais são os critérios para o diagnóstico do transtorno desafiador?
- Quais são os transtornos comportamentais?

Qual o conceito do transtorno opositor desafiador TOD é como se caracteriza?
O transtorno desafiador opositor, também conhecido por TOD, geralmente ocorre durante a infância, e caracteriza-se por comportamentos frequentes de raiva, agressividade, vingança, desafio, provocação, desobediência ou ressentimento.
Quais as causas do Tod?
Segundo Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber, as causas do TOD podem ser genéticas ( pais ou um parente próximo apresentam comportamentos parecidos) ou ambientais (carência afetiva e pais divergentes ou que não falam a mesma língua).
Como identificar Tod?
Para diagnosticar o TOD, é preciso verificar a presença de pelo menos quatro dos seguintes sintomas:
- irritabilidade e acessos de raiva constantes;
- discute com adultos ou figuras de autoridade;
- desafia regras;
- faz coisas deliberadamente para aborrecer a terceiros;
- culpa os outros pelos seus próprios erros;
Quem faz diagnóstico de Tod?
Sendo assim, é preciso reiterar a presença de dois profissionais que representam uma marca indispensável no tratamento do TOD: o neurologista e o psiquiatra infantil. Esses especialistas são devidamente preparados e direcionados para perceber os sintomas e tratá-los assim que há a confirmação do transtorno.
Como lidar com filho com Tod?
Se o seu filho tem TOD, aí vão umas dicas: – Em absolutamente todas as situações utilize a boa conversa; – Trabalho em equipe com Práticas de esportes e atividades em equipe geram disciplina, assim como, cooperação e dinamismo; – Repreender sempre, porém, com calma e sabedoria; – E tenha Paciência!
Como lidar com uma pessoa que tem Tod?
Vamos às formas de lidar com crianças que convivem com TOD: – Procure falar a mesma língua do pequeno e, em princípio, tente concordar com aquilo que está relacionado às regras e ao cumprimento das rotinas diárias; – Muitos pais contam com o auxílio de profissionais, como babás, na condução de seus filhos.
Qual o tratamento para o transtorno opositor desafiador?
- O tratamento para o transtorno opositor desafiador pode ser muito diversificado e passa por promover o treinamento dos pais, com o objetivo de interagirem mais eficazmente com a criança e fazer terapia familiar para dar suporte e apoio à família.
Que fatores favorecem o desenvolvimento do transtorno opositivo desafiador?
- Dentre os fatores que favorecem o desenvolvimento do transtorno opositivo desafiador estão: Temperamento negativo, instabilidade emocional, alterações de humor e transtornos no desenvolvimento neurológico.
Quais são os critérios para o diagnóstico do transtorno desafiador?
- O Manual Diagnóstico e Estatístico publicado pela Associação Americana de Psiquiatria explica quais são os critérios para o diagnóstico do Transtorno Desafiador Opositivo. Vale ressaltar que somente um profissional da área da saúde pode realizar esse diagnóstico.
Quais são os transtornos comportamentais?
- TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) O TDO faz parte de um grupo de transtornos comportamentais conhecidos como Transtornos de Comportamento Disruptivo, que incluem Transtornos de Conduta, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno de Déficit de Atenção.