Como funciona o fuso horário no mundo?
Índice
- Como funciona o fuso horário no mundo?
- O que determina a mudança da hora?
- Para que o fuso horário foi criado?
- Qual o fuso horário mais atrasado do mundo?
- Qual a importância de conhecer o sistema de fusos horários?
- Qual a importância dos fusos horários?
- Como calcular o fuso horário?
- Quais os horários definidos pelos fusos?
- Quais os fusos horários no Brasil?

Como funciona o fuso horário no mundo?
Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “fatiado” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para "Greenwich Mean Time".
O que determina a mudança da hora?
O de Greenwich, próximo a Londres, é referência para o horário mundial. A leste dele, cada meridiano marca uma hora a mais (+1h), e a oeste, uma a menos (-1h), conforme indicado no mapa-múndi abaixo. A divisão que respeita exatamente os meridianos para indicar os horários é teórica.
Para que o fuso horário foi criado?
Para padronizar a hora internacional e sanar o problema, foi realizada a Conferência Internacional do Meridiano, no ano de 1884. Nesse evento, realizado em Washington (EUA), definiu-se um meridiano que seria o ponto zero, servindo de padrão para todas as nações mundiais, criando os fusos horários.
Qual o fuso horário mais atrasado do mundo?
UTC −12:00 UTC −12:00 é um fuso horário onde o horário local de seus países usuários é contado a partir de menos doze horas do horário do Meridiano de Greenwich. Este é o fuso horário mais atrasado do mundo.
Qual a importância de conhecer o sistema de fusos horários?
A importância é para ter mais precisão em relação às horas. Eles nem sempre existiram, pois antes as horas eram vistas pela posição do sol no céu, ou seja, não havia muita precisão naquela época.
Qual a importância dos fusos horários?
- A compreensão dos fusos horários é de extrema importância, principalmente para as pessoas que realizam viagens e têm contato com pessoas e relações comerciais com locais de fusos distintos dos seus, proporcionado, portanto, o conhecimento de horários em diferentes partes do globo.
Como calcular o fuso horário?
- Para entendermos como calcular o fuso horário, devemos ter como referência o tempo em em que a Terra leva para dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo, ou seja, o movimento de rotação. O planeta leva aproximadamente 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) para realizar a rotação.
Quais os horários definidos pelos fusos?
- Os diferentes horários definidos pelos fusos são determinados em função da incidência solar em cada localização geográfica. Convencionou-se dividir o planeta em 24 fusos horários, essa divisão foi proposta pela primeira vez pelo engenheiro Sandford Fleming, em 1878.
Quais os fusos horários no Brasil?
- Fusos Horários no Brasil. Localizado no hemisfério ocidental, o Brasil possui 4 fusos horários e, em relação ao Meridiano de Greenwich (GMT), possui o seu horário atrasado variando de duas a cinco horas a menos: Fuso 1 (-2GMT): possui duas horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich.