O que acontece se eu tomar vitamina C todos os dias?

O que acontece se eu tomar vitamina C todos os dias?
O corpo humano precisa de uma dose diária de 1 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação (com sintomas como diarreia, dores abdominais e dores de cabeça), acidificar a urina e se acumular, formando cálculos renais.
Qual máximo de vitamina C por dia?
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45 mg/dia são suficientes para adultos saudáveis passarem longe do escorbuto. Mas para ter também os benefícios à saúde, alguns países como Japão, Alemanha e Suiça esse número chega a 100 mg/dia para adultos.
Qual o efeito colateral do excesso de vitamina C?
- No entanto, o uso indiscriminado deste suplemento pode acabar afetando o bem estar geral. O principal efeito colateral do excesso de vitamina C é o desconforto intestinal, mas podem surgir outros problemas de maior gravidade. A vitamina C é considerada segura, inclusive em doses elevadas.
Por que a vitamina C pode trazer riscos à saúde?
- A vitamina C ou ácido ascórbico é um nutriente essencial para diversas funções do organismo, porém seu consumo em excesso pode trazer riscos à saúde.
Por que a vitamina C é perigosa?
- A vitamina C é uma molécula que o corpo humano é capaz de eliminar com certa facilidade. Por este motivo, seu excesso não é considerado perigoso. No entanto, se você utilizar suplementos com doses elevadas de vitamina C, pode sofrer mal estar intestinal, pedras nos rins, insônia, dor de cabeça e outros sintomas.
Por que não tomam vitamina C?
- Pessoas que tomam Vitamina C em forma de suplemento correm maior risco de exceder e experimentar efeitos colaterais, onde os mais comuns são problemas digestivos. No entanto, complicações mais graves como a sobrecarga de ferro e cálculos renais, também podem ser causados pelo excesso da Vitamina C.