O que o peixe arabaiana causa?

O que o peixe arabaiana causa?
Poucas horas depois de consumir um peixe da espécie arabaiana, também conhecido como “olho de boi”, Flávia e Pryscila Andrade foram diagnosticadas com a Síndrome de Haff, doença rara e pouco conhecida caracterizada, principalmente, por escurecer a urina dos pacientes, tornando-a da cor de café.
Qual a doença que o peixe arabaiana transmite?
Doença “da urina preta” (Doença de Haff) A doença é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor.
Pode comer o peixe arabaiana?
Você come o peixe, não nota que tem essa toxina, o gosto não tem alteração, mas, poucos dias depois, você começa a ter a dor muscular intensa e a urina ficando preta, devendo procurar de imediato uma unidade hospitalar, quando isso acontecer”, analisou o médico infectologista Filipe Prohaska, em entrevista à TV Jornal.
O que significa Síndrome de Haff?
A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, é causada por uma toxina capaz de levar o músculo à necrose com a ruptura das células musculares, originando uma urina escura semelhante à cor de um café.
Qual a toxina da Síndrome de Haff?
A Síndrome de Haff é uma doença de contaminação por bactéria, em geral transmitida através do consumo de uma toxina da carne de peixe. Ela é caracterizada pela destruição das proteínas musculares, provocando sintomas como a perda da força física, dor muscular, febre e urina escura.
Quais peixes não pode comer?
Um estudo da ONG WWF-Brasil, publicado neste mês, listou dezenas de pescados que não são recomendáveis para consumo e, por isso, devem ser evitados à mesa....Confira a lista: Vermelho: "Evite"
- Bacalhau-do-Atlântico.
- Bacalhau-do-Pacífico.
- Albacora-branca.
- Albacora-laje.
- Atum-big-eye.
- Budião-azul.
- Camarão-pata-branca.
- Camarão-rosa.