adplus-dvertising

O que causa recalque?

Índice

O que causa recalque?

O que causa recalque?

O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. Ou seja, é quando o solo “afunda”. ... Essas fissuras geralmente apontam aonde ocorreu o maior recalque, pois tendem-se a “deitar” em direção ao local do rebaixamento do solo.

O que fazer quando ocorre recalque de fundação?

Dentre as soluções técnicas para recalques diferenciais, destaca-se o tratamento do solo por injeção de alta pressão. A tecnologia é indicada para locais que apresentem solos pouco coesivos e de baixa resistência, onde é necessário consolidar o substrato e aumentar a capacidade de carga do solo.

Como evitar recalque do solo?

Entre as medidas possíveis de serem adotadas para evitar a ocorrência de recalques de fundação, pode-se listar: Execução de sondagem para verificar as características do solo sobre o qual será locada a construção. Nível do lençol freático, capacidade de suporte, tipo de solo, etc.

Como saber se você é recalcado?

Trincas nas paredes que mesmo após tratadas, voltam a aparecer poucos dias depois, podem ser indícios de recalque de fundações. Rebaixo de pisos, portas e janelas que se encontram emperradas, também podem ser associadas à movimentação das fundações.

O que é recalque no solo?

“Denomina-se recalque a deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas. Essa deformação provoca movimentação na fundação que, dependendo da intensidade, pode resultar em sérios danos a super estrutura.”

Como atuam os tipos de recalque?

O recalque primário ocorre basicamente pela redução de vazios do solo, o processo pode durar de horas até anos. Em geral em solos finos é mais demorado e em solos mais grossos o processo é praticamente imediato, isso ocorre pela variação do parâmetro de permeabilidade de cada tipo de solo.

Como corrigir fundação de casa?

Uma solução básica e econômica é fazer a estaca de reação ou dar injeção de nata de cimento por baixo do alicerce, no solo; . Quando o problema é o alicerce, outra solução pode ser um reforço com vigas de concreto em forma de zigue-zague, na transversal.

Quais são as principais causas de recalques em fundações rasas?

Causas de Recalque Rebaixamento do Lençol Freático Solos Colapsíveis quando entram em contato com a água (destruição da cimentação intergranular) Escavações em áreas próximas à fundação mesmo com paredes ancoradas, podem ocorrer movimentos, ocasionando recalques nas edificações vizinhas Vibrações da operação de ...

Quais são os tipos de recalque?

Há dois tipos de recalques: recalque uniforme (ou absoluto) e recalque diferencial.

O que é controle de recalque?

O controle de recalque é um método de monitoramento que visa garantir e verificar o desempenho das fundações em todas as etapas de uma edificação.

Qual o significado do recalque?

  • Recalque pode ser definido como um movimento vertical descendente ou afundamento de uma parte da edificação ou de um elemento estrutural. Isso ocorre devido ao adensamento da fundação. Já o Recalque Diferencial Específico ocorre quando parte dos elementos da base da edificação se move e outros permanecem em seus lugares.

Qual a principal reação do recalque?

  • De um modo geral podemos dizer que o recalque é a resultante da interação solo – carregamento. A principal reação é a variação volumétrica ou da forma do maciço de solo que está abaixo da fundação, pela eliminação de vazios, ou seja, a expulsão da água ou do ar nos vazios.

Quando se trata de uma pessoa recalcada?

  • Quando se trata de uma pessoa recalcada, ele dura muito mais tempo, pois ela fica constantemente revivendo aquela mágoa. Por se tratar de um mecanismo de defesa comum aos seres humanos, qualquer um está sujeito a passar por isso ou a lidar com alguém que esteja passando.

Qual a diferença entre recalque e repressão?

  • Diferença Entre Recalque e Repressão. Apesar de o recalque reprimir algo que o indivíduo considera inadequado, não se deve confundi-lo com o conceito de repressão. No primeiro caso, o mecanismo de defesa entra em ação para evitar o sofrimento, enviando para o inconsciente as lembranças que gerem sofrimento.

Postagens relacionadas: