adplus-dvertising

O que é leucocitose no exame de sangue?

Índice

O que é leucocitose no exame de sangue?

O que é leucocitose no exame de sangue?

A leucocitose é o aumento do número de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. Pode ser causada pela presença de infecção no organismo, por situações como exercícios físicos, gravidez ou ainda leucemias. A leucocitose é confirmada quando o número de leucócitos está acima de 11.500 por milímetro cúbico de sangue.

O que faz os leucócitos baixar?

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

Quais são as principais causas de leucócitos Baixos?

  • Quais são as principais causas de leucócitos baixos? Algumas pessoas podem ter um número normal abaixo ou acima do valor de referência, sem nenhuma implicação clínica, como na leucopenia crônica idiopática benigna. O valor de referência abrange a maioria da população, mas não toda.

Como aumentar a produção de leucócitos?

  • Qualquer infecção ou estresse agudo pode causar um aumento na produção de leucócitos, como inflamações, respostas imunológicas ou leucemia. É importante lembrar que o aumento anormal de um tipo de leucócito pode causar uma diminuição nas porcentagens dos outros tipos de glóbulos brancos.

Por que o aumento do número de leucócitos pode causar câncer?

  • Embora seja mais raro, o aumento do número de leucócitos também pode indicar o desenvolvimento de um câncer. O tipo mais comum que câncer que provoca leucocitose é a leucemia, no entanto, outros tipos de câncer como o câncer de pulmão, também podem causar alterações nos leucócitos.

Quais medicamentos podem deixar os leucócitos aumentados?

  • Os medicamentos que podem deixar os níveis de leucócitos aumentados incluem: agonistas adrenérgicos, como albuterol, corticoides, epinefrina, fator estimulador de colônias de granulócitos, heparina e lítio.

Postagens relacionadas: