Porque as DSTs têm aumentado?
Índice
- Porque as DSTs têm aumentado?
- Porque os jovens são os mais atingidos pelas DSTs?
- Quantos jovens têm DST no Brasil?
- Qual o perigo do aumento das ISTs no Brasil?
- Porque as ISTs estão em alta?
- Quantas pessoas morrem de DST no Brasil por ano?
- Qual a DST mais prevalente no Brasil?
- Porque os jovens não temem mais as ISTs?
- Como falar de DST para jovens?
- Quais as possíveis abordagens sobre o aumento de DST's entre os jovens?
- Por que o aumento de jovens infectados com DSTs?
- Por que o tema “DST’s entre os jovens”?
- Quais são as consequências dessas DSTs?

Porque as DSTs têm aumentado?
O comportamento de risco, principalmente a falta do uso de preservativo, tem causado o aumento do número de casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados 158.051 casos de sífilis, sendo 62.599 em gestantes.
Porque os jovens são os mais atingidos pelas DSTs?
Com os jovens, é ainda mais arriscado por eles estarem numa fase de descobertas, nas quais a vida sexual é mais ativa. Transam mais e com um número maior de pessoas;, destaca o especialista.
Quantos jovens têm DST no Brasil?
No Brasil, representa 17,9% da população. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a população mundial é composta por 1,2 bilhão de adolescentes – ou seja, uma em cada seis pessoas no mundo tem idade entre 10 e 19 anos.
Qual o perigo do aumento das ISTs no Brasil?
No geral, essas doenças causam lesões nos órgãos genitais. Mas também podem provocar câncer, complicações na gravidez e no parto, aborto, infertilidade, problemas neurológicos e cardiovasculares e até a morte.
Porque as ISTs estão em alta?
De acordo com especialista, a principal razão para esse aumento está ligada ao fato das doenças serem silenciosas e não apresentarem sinais e sintomas por meses ou anos, somado a diminuição no uso de preservativos, o baixo nível de conhecimento sobre educação sexual e baixa adesão na cobertura vacinal para as doenças ...
Quantas pessoas morrem de DST no Brasil por ano?
Apesar disso, chegou a 10.565 o número de pessoas que morreram em decorrência da doença ano passado, no Brasil (12.667 óbitos em 2015).
Qual a DST mais prevalente no Brasil?
Quais as DSTs mais comuns?
- Aids. Conhecida como Aids, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus HIV e compromete o funcionamento do sistema imunológico. ...
- Gonorreia. ...
- HPV. ...
- Sífilis. ...
- Candidíase. ...
- Clamídia.
Porque os jovens não temem mais as ISTs?
Apesar das informações sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) circularem livremente, especialmente hoje em dia por causa das redes sociais, o jovem brasileiro não se preocupa em se prevenir. Seja por não ter tido contato com alguém doente ou por acreditar que “isso nunca vai acontecer” com ele.
Como falar de DST para jovens?
Conversar com as crianças e adolescentes com honestidade, responder as suas dúvidas de forma direta, estimular a leitura para aprofundamento do assunto conforme a maturidade de cada um, são maneiras de minimizar os riscos que cruzam a vida de qualquer pessoa.
Quais as possíveis abordagens sobre o aumento de DST's entre os jovens?
- Veja as possíveis abordagens sobre o aumento de DST's entre os jovens na redação do Enem. Apesar do assunto ser bastante difundido, principalmente nas redes sociais entre os mais jovens, ainda há muito o que ser feito para conscientizar os jovens a respeito das DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Por que o aumento de jovens infectados com DSTs?
- Especialistas alertam para o aumento de jovens infectados com DSTs, como Aids, sífilis e úlcera genital. Banalização dos males e pouco uso da camisinha fazem com o que o cenário seja preocupante
Por que o tema “DST’s entre os jovens”?
- Por esse e outros motivos, o tema “DST’s entre os jovens” é um forte candidato para a redação do Enem. Além de servir como meio de conscientização, abordar o assunto no exame traz à tona questões importantes como a prevenção de doenças — sífilis, AIDS, Hepatite B, entre outras.
Quais são as consequências dessas DSTs?
- No entanto, essas DSTs podem trazer inúmeras consequências para a saúdem como infertilidade, natimortos, gravidez ectópica e aumento do risco de HIV.