O que causa problemas renais nos gatos?
Índice
- O que causa problemas renais nos gatos?
- Quais os sintomas de insuficiência renal em gatos?
- Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal?
- Como tratar gato com insuficiência renal?
- O que dar para o gato para evitar problemas renais?
- O que um gato com insuficiência renal pode comer?
- Qual a melhor ração para gatos com problemas renais?
- Quando o rim do gato para?
- Qual o tratamento para a insuficiência renal aguda em gatos?
- Quais são os sintomas de insuficiência renal?
- Por que os gatos podem ser acometidos pela doença?
- Por que gatos têm mais néfrons que cães?

O que causa problemas renais nos gatos?
Causas da insuficiência renal em gatos As causas mai comuns são tumores, doença renal policística, infecções bacterianas, um dano no rim causado por medicamentos (quando mal administrados) ou por toxinas, além, é claro, da idade avançada, que faz com que os órgãos comecem a falhar.
Quais os sintomas de insuficiência renal em gatos?
Sinais de insuficiência renal no gato
- Mudança no apetite.
- Aumento de sede.
- Falta de ou micção frequente.
- Urina com sangue ou turva.
Quanto tempo vive um gato com insuficiência renal?
Um gato com insuficiência renal crônica pode viver de algumas semanas a alguns anos com a doença, dependendo da gravidade e do estágio de evolução da doença.
Como tratar gato com insuficiência renal?
Tratamento da insuficiência renal crónica em gatos
- Conteúdo reduzido de proteínas e alto valor biológico, por forma a diminuir os níveis de azotemia e reduzir a hipertensão glomerular.
- Restrição do sódio para controlar a hipertensão arterial.
- Manter as necessidades calóricas e adequadas a uma situação de catabolismo.
O que dar para o gato para evitar problemas renais?
Para evitar o desenvolvimento de insuficiência renal em gatos, é fundamental orientar os tutores quanto a necessidade de realizar check-ups periódicos, especialmente em animais acima de 5 anos, manter uma alimentação equilibrada e estimular que façam o consumo de água com regularidade.
O que um gato com insuficiência renal pode comer?
Já mencionamos o fato de que a ração mais indicada é aquela com menos proteínas, fósforo e sódio. Para aqueles que costumam dar dietas caseiras para os animais, a recomendação é apostar em carnes brancas, como frango, peru e peixes, pelo fato de esses alimentos serem de mais fácil digestão.
Qual a melhor ração para gatos com problemas renais?
A melhor ração para gatos com problemas renais deve ter baixo teor de fósforo e nível proteico ajustado. Para a alimentação de gatos com cálculos renais, a ração mais indicada é Equilíbrio Veterinary Gatos que possui baixo teor de proteína, fósforo e magnésio.
Quando o rim do gato para?
Os sintomas mais frequentes estão relacionados com a perda da função do rim, sendo que os gatos manifestam mais frequentemente uma maior ingestão de água e uma maior frequência de micção. Também manifestam perda de peso, de apetite e vómitos, sem uma explicação clara e aparente.
Qual o tratamento para a insuficiência renal aguda em gatos?
- Já o insuficiência renal aguda em gatos tratamento é individualizado e varia de caso para caso, dependendo dos sintomas e do estágio em que se encontra a doença. Nesse sentido, vale ressaltar que não existe cura para a insuficiência renal, apenas o controle de sua progressão.
Quais são os sintomas de insuficiência renal?
- No começo, os sintomas de insuficiência renal podem passar desapercebidos e inclusivamente podem chegar a confundir-se com outras doenças. Diante de qualquer destes sintomas recomendamos-lhe que recorra ao veterinário: Perda de apetite e de peso corporal. Aumento considerável de sede (polidipsia).
Por que os gatos podem ser acometidos pela doença?
- Não são só os gatos que podem ser acometidos pela doença. No entanto, devido à combinação de alguns fatores, os bichanos acabam sendo bastante suscetíveis ao problema que, por sua vez, é caracterizado pela perda das unidades funcionais dos rins, conhecidas como néfrons.
Por que gatos têm mais néfrons que cães?
- De acordo com o Dr. Anderson Yogi, médico-veterinário da Petz, um dos principais motivos para isso tem origem fisiológica. “Gatos têm aproximadamente 200 mil néfrons quando comparados com cães, que apresentam mais de 400 mil”, ilustra o veterinário.