O que pode causar o crescimento da gengiva?
Índice
- O que pode causar o crescimento da gengiva?
- Como surge a hiperplasia gengival?
- Quais medicamentos causam hiperplasia gengival?
- Qual anticonvulsivante causa hiperplasia gengival?
- O que pode ser um furo na gengiva?
- Como resolver hiperplasia gengival?
- O que é hiperplasia na gengiva?
- Como tratar da hiperplasia na gengiva?
- Como determinar o tipo de hiperplasia gengival?
- Como ocorrer a hiperplasia gengival em crianças?
- Por que a placa bacteriana pode gerar hiperplasia gengival?
- Por que a escovação pode gerar hiperplasia gengival?

O que pode causar o crescimento da gengiva?
Hiperplasia por placa bacteriana: é o tipo mais recorrente da doença, principalmente em indivíduos que fazem uso de aparelho ortodôntico. É causada pela formação de placa bacteriana em razão da falta de higiene bucal, sendo uma consequência da gengivite.
Como surge a hiperplasia gengival?
A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento de volume, devido ao uso frequente de determinados fármacos, sendo eles representados por três grupos principais: os antiepilépticos (fenitoína), os bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e os imunossupressores ( ...
Quais medicamentos causam hiperplasia gengival?
Fármacos que particularmente causam hiperplasia gengival incluem:
- Fenitoína.
- Ciclosporina.
- Nifedipina e outros bloqueadores do canal de cálcio.
Qual anticonvulsivante causa hiperplasia gengival?
Conclui-se que dentre os anticonvulsivantes utilizados, a fenitoína é a droga com maior incidência de hiperplasia gengival associada ao seu uso, variando a sua ocorrência entre 34,5% e 61,1% dos pacientes que fazem uso.
O que pode ser um furo na gengiva?
A retração gengival faz com que a gengiva que se solta forme algumas bolsas ao redor dos dentes. É como um tecido que se afrouxa, liberando espaço entre a gengiva o dente, que se torna mais um local que retém alimentos e bactérias.
Como resolver hiperplasia gengival?
Tratamento e cuidados para a hiperplasia gengival
- Limpar cuidadosamente entre os dentes uma vez por dia, usando fio dental, um produto de limpeza ou uma escova interdentais.
- Escovar seus dentes duas vezes ao dia delicadamente, usando uma escova de cerdas macias.
- Fazer bochechos com um enxaguante ou anti-séptico bucal.
O que é hiperplasia na gengiva?
A hiperplasia gengival é uma condição que diz respeito ao crescimento excessivo da sua gengiva. Enquanto algumas pessoas possuem pouca gengiva para cobrir seus dentes, outras, com essa condição, têm um muito mais tecido gengival.
Como tratar da hiperplasia na gengiva?
O tratamento da hiperplasia gengival medicamentosa é feito através de higiene oral, suspensão do medicamento e cirurgia, dependendo do caso. Uma boa higiene oral não diminui o crescimento da gengiva, mas pode controlar a inflamação e diminuir a dor e o sangramento.
Como determinar o tipo de hiperplasia gengival?
- Determinar o tipo de Hiperplasia Gengival é essencial, porque cada tipo tem seu próprio conjunto de causas. No momento em que o tipo foi identificado, serão as causas. Uma vez identificada a causa, o tratamento adequado pode ser administrado. Porque, quando se trata de Hiperplasia Gengival, o tratamento depende da causa.
Como ocorrer a hiperplasia gengival em crianças?
- Além da hiperplasia gengival, podem ocorrer anomalias congênitas em crianças, cujas mães fizeram uso de anticonvulsivos durante a gravidez. Essas anomalias incluem lábio leporino, fenda palatina, má formações cardíacas e síndrome fetal por hidantoína, caracterizada por deficiência no crescimento pré-natal.
Por que a placa bacteriana pode gerar hiperplasia gengival?
- Causada pela má higiene dos dentes e das mucosas bucais, a placa bacteriana pode danificar os dentes causando cáries e outras doenças orais. A placa bacteriana se não removida pode gerar o tártaro e até a halitose. A escovação traumática pode gerar a hiperplasia gengival.
Por que a escovação pode gerar hiperplasia gengival?
- A escovação traumática pode gerar a hiperplasia gengival. Escovas com cerdas duras, cabeça grande e cabos com má empunhadura são os grandes vilões neste caso.