Como é a dor da ATM?
Como é a dor da ATM?
Desconforto ao realizar movimentos corriqueiros da boca: abrir, fechar ou até mesmo mastigar. Trata-se da disfunção da articulação temporomandibular (DTM), popularmente conhecida como dor na ATM.
Qual o tratamento para DTM?
No tratamento das desordens temporomandibulares (DTM) podem ser utilizados a termoterapia, como o calor superficial em região de face e cervical no caso de dor orofacial ou a crioterapia nos casos articulares, como deslocamento anterior do disco.
Como aliviar apertamento dos dentes?
O bruxismo não tem cura e o tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes, que geralmente consiste no uso de uma placa de proteção dentária acrílica, durante a noite, que evita o atrito e o desgaste entre os dentes e evita problemas nas articulações temporomandibulares.
Qual a causa do surgimento da dor na ATM?
- Mas existem outras causas para o surgimento da dor na ATM, como a mastigação incorreta, ter tido alguma pancada na região, dentes muito tortos que forçam os músculos da face, o hábito de roer unhas e de morder os lábios.
Por que a dor na ATM pode gerar dor de cabeça?
- Todos estes fatores fazem com que a articulação e os músculos da mandíbula sejam afetados, gerando dor, desconforto e estalos. A dor na ATM, muitas vezes, pode gerar dor de cabeça, neste caso a dor é causada pela estimulação constante dos músculos da face e da mastigação.
Quais são os sintomas do comprometimento da ATM?
- Principais sintomas. Os sintomas de que há algum comprometimento da ATM são: Zumbido. Todos estes fatores fazem com que a articulação seja afetada e isso gera dor, desconforto e estalos na articulação. A dor na ATM, muitas vezes, pode gerar dor de cabeça, neste caso a dor é causada pela estimulação constante dos músculos da face e da mastigação.
Como podemos aliviar a dor associada à DTM?
- As medicações podem ajudar a aliviar a dor associada à DTM. Vale lembrar que só se pode tomar remédios com prescrição médica. Antidepressivos tricíclicos: usados principalmente para a depressão, mas, em doses baixas, podem ser usados para alívio da dor, controle do bruxismo e da insônia;