adplus-dvertising

Como diferenciar Colica menstrual de endometriose?

Índice

Como diferenciar Colica menstrual de endometriose?

Como diferenciar Colica menstrual de endometriose?

Diferença entre cólica normal e de endometriose Quando ela apresenta cólicas que incapacitam suas atividades habituais e também alterações do hábito intestinal e urinário durante o período menstrual, tudo aponta mais para um quadro de endometriose”, explica a ginecologista Jordanna Sant'Anna.

Como é o útero com endometriose?

Dentre os sintomas da endometriose, o médico destaca os seguintes: cólicas menstruais intensas; dor durante as relações sexuais; dor difusa ou crônica na região pélvica; fadiga crônica e exaustão; sangramento menstrual intenso ou irregular; alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação; e dificuldade para ...

Como diferenciar cólica de menstruação e cólica de gravidez?

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Quais são os sintomas da endometriose?

  • Sintomas de Endometriose O primeiro sintoma da endometriose é a dor pélvica, quase sempre associada ao ciclo menstrual. No entanto, mulheres com endometriose costumam dizer que a dor pélvica, durante o período de menstruação, é muito pior do que o normal e vai aumentando conforme o tempo. Outros sintomas bastante frequentes da doença são:

Qual é o endométrio do útero?

  • O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.

Como fazer o diagnóstico da endometriose?

  • Além de fazer o diagnóstico da endometriose, a laparoscopia também permite o tratamento da paciente. Por se tratar de um procedimento em que são feitas pequenas incisões no abdômen da mulher, por onde são inseridos instrumentos para visualizar as lesões, ele também permite que essas sejam retiradas.

Qual a consequência da endometriose nos ovários?

  • Isso provoca a redução da mobilidade e a obstrução das trompas, o que impede a passagem do óvulo e dos espermatozoides e, consequentemente, a fecundação. A presença de cistos de endometriose nos ovários também compromete a ovulação e a fertilidade.

Postagens relacionadas: