Como tirar o excesso de gengiva?
Índice
- Como tirar o excesso de gengiva?
- O que causa o excesso de gengiva?
- O que é um sorriso alto?
- Quais podem ser as causas do sorriso gengival?
- Como fazer para tirar o sorriso gengival?
- Como é a cirurgia de Gengivectomia?
- Como corrigir o sorriso?
- Como acabar com o sorriso gengival?
- Qual a causa dos danos à gengiva?
- Qual a causa da inflamação da gengiva?
- Por que a gengivite é causada?
- Quanto tempo leva até que minhas gengivas estejam saudáveis novamente?

Como tirar o excesso de gengiva?
A gengivoplastia é um nome dado à cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir a gengiva e o sorriso do paciente. O processo é feito a partir da retirada do excesso de tecido gengival e por meio da reconstrução do contorno desse tecido em volta dos dentes.
O que causa o excesso de gengiva?
O sorriso gengival tem várias causas. A mais comum delas é a erupção dentária alterada, um condição anatômica genética que faz os dentes parecem menores pelo crescimento excessivo da gengiva – em algumas situações, até mesmo do osso localizado abaixo do tecido gengival.
O que é um sorriso alto?
O sorriso gengival é como se chama a exposição exagerada de parte da gengiva superior, que fica mais evidente quando a pessoa sorri. Apesar de não causar danos à saúde bucal, o problema pode ser motivo de desconforto estético por comprometer a harmonia e simetria faciais.
Quais podem ser as causas do sorriso gengival?
Suas causas são diversas, derivando de fatores genéticos, maxila hipertrófica, linha do sorriso alta, lábio fino e principalmente de problemas na erupção dentária. Na maioria das vezes, temos associações entre Erupção Passiva Alterada e Erupção Ativa Alterada.
Como fazer para tirar o sorriso gengival?
Como corrigir o sorriso gengival.
- Cirurgia da gengiva (gengivectomia e gengivoplastia). São as duas técnias mais comuns para correção do sorriso gengival alto. ...
- Cirurgia de reposicionamento labial. ...
- Toxina botulínica para correção do sorriso gengival.
Como é a cirurgia de Gengivectomia?
Como funciona? Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a gengivectomia ainda é um procedimento simples, com anestesia local, onde o cirurgião dentista retira entre um a dois milímetros de tecido. Mas a gengivectomia é apenas um dos procedimentos para corrigir problemas na gengiva.
Como corrigir o sorriso?
Gengivoplastia e gengivectomia são as duas técnicas mais comuns utilizadas para correção do sorriso alto. O objetivo delas é alongar o comprimento dos dentes por meio da cirurgia plástica periodontal nos dentes anteriores superiores.
Como acabar com o sorriso gengival?
Procedimentos cirúrgicos também são indicados para corrigir alguns casos de sorriso gengival. A gengivoplastia e gengivectomia são opções menos invasivas, que corrigem o tamanho da coroa do dente por meio da remoção de uma faixa de gengiva ou gengiva e osso.
Qual a causa dos danos à gengiva?
- Danos à gengiva podem ser resultantes de inúmeras causas. Até mesmo a escovação excessiva ou a limpeza vigorosa com fio dental podem causar gengivite. Além disso, mudanças hormonais também podem aumentar o risco de desenvolver essa inflamação, pois deixam as gengivas mais sensíveis.
Qual a causa da inflamação da gengiva?
- Causas. A principal causa de gengiva inflamada é higiene deficiente. Quando a higiene é insuficiente ou a técnica de escovação não está adequada, o biofilme vai se tornando espesso e o acumulo de resíduos decorrentes da decomposição e metabolismo das bactérias causam irritação da gengiva.
Por que a gengivite é causada?
- A gengivite é, algumas vezes, o resultado dos efeitos do acúmulo de placa bacteriana no longo prazo – embora a doença possa ser notada bem antes também. A gengivite costuma ser causada por higiene deficiente ou mal orientada.
Quanto tempo leva até que minhas gengivas estejam saudáveis novamente?
- Quanto tempo leva até que minhas gengivas estejam saudáveis novamente? O tratamento de gengivite consiste em eliminar as causas para reverter os sintomas da inflamação e impedir que ela progrida para algum problema mais grave.