Como ocorre a fluorose dental?
Índice
- Como ocorre a fluorose dental?
- Em qual período a fluorose se desenvolve?
- Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?
- Quem tem manchas brancas nos dentes pode fazer clareamento?
- Quais são os sintomas da fluorose dentária?
- Será que a fluorose dentária é contagiosa?
- Como proteger os filhos da fluorose dentária?
- Quais são os impactos da fluorose?

Como ocorre a fluorose dental?
A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.
Em qual período a fluorose se desenvolve?
A fluorose é um problema que se forma nos dentes devido à ingestão excessiva ou prolongada de flúor. Ela ocorre durante o período de formação dos dentes de leite, ou seja até os cinco anos de idade.
Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?
Dentre eles estão a hipoplasia de esmalte, a amelogênese imperfeita e a fluorose dental (PITHAN, 2002). Todas essas alterações apresentam características clínicas semelhantes, sendo necessário um exame clínico minucioso, além da anamnese cuidadosa e exame radiográfico em alguns casos.
Quem tem manchas brancas nos dentes pode fazer clareamento?
É preciso deixar claro que o clareamento dental não causa manchas. No entanto, áreas hipoplásicas (manchas brancas, áreas de hipocalcificação) previamente presentes na superfície de esmalte, e muitas vezes imperceptíveis, podem ser evidenciadas durante o clareamento.
Quais são os sintomas da fluorose dentária?
- Com isso, aparecem manchas na superfície dos dentes, de tons que variam entre o branco e o marrom claro, deixando também o dente mais opaco que o normal. A fluorose dentária tem se tornado um problema cada vez mais comum, principalmente pelo fato de que cerca de 90% dos produtos de higiene bucal hoje em dia contém flúor.
Será que a fluorose dentária é contagiosa?
- A fluorose dentária é contagiosa? A fluorose dentária não é contagiosa ou transmissível, ou seja, a fluorose dentária não se “pega” ou “passa” de pessoa para pessoa, como por exemplo, através do beijo ou partilha de alimentos.
Como proteger os filhos da fluorose dentária?
- Já em casos mais graves, com manchas mais marrons, o clareamento pode ser o único método possível para eliminar a fluorose dentária. Para proteger os pequenos, a Odontoprev tem o plano perfeito: Programa Dente de Leite que acompanha a dentição de seus filhos com especialistas em odontopediatria desde o primeiro ano de vida.
Quais são os impactos da fluorose?
- Em alguns casos, elas podem ser o resultado da fluorose, uma condição que, se não for tratada, começa a se manifestar na infância e se prolonga durante toda a vida. Porém, os impactos estéticos são apenas um dos prejuízos causados por esse problema bucal.