O que pode causar falta de oxigênio para o feto?

O que pode causar falta de oxigênio para o feto?
Ouça em voz altaPausarO sofrimento fetal é caracterizado pela falta de oxigênio para o feto. Se ocorrer de forma abrupta, ele é considerado agudo – os motivos vão desde dificuldade da passagem do sangue da placenta para o bebê até sangramento materno ou alterações no cordão umbilical.
Por que o oxigênio chega ao feto?
- A quantidade de oxigênio que chega até ao feto pode estar diminuída devido a causas como: Infecção fetal. Além disso, existe maior risco de sofrimento fetal em grávidas com pré-eclâmpsia, diabetes gestacional ou que tenham problemas no crescimento do útero durante a gestação.
Quais são os sinais de falta de oxigênio no bebê?
- Nos casos mais graves, o sofrimento fetal pode até provocar um aborto e, por isso, deve ser tratado o mais rápido possível, sendo por isso muito importante ir a todas as consultas de pré-natal para fazer os exames necessários e garantir que o bebê se está desenvolvendo corretamente. Alguns dos sinais mais comuns da falta de oxigênio no bebê são:
Por que a falta de oxigênio ocorre na grávida?
- Se a falta de oxigênio ocorre em decorrência de uma síndrome da angústia respiratória (lesão pulmonar em que os alvéolos dos pulmões do bebê não permanecem abertos), essa chance pode ser 47% maior; e, se o problema ocorre devido a um quadro de pré-eclâmpsia (quando há um aumento da pressão arterial e edemas na grávida), 34% maior.
Por que a falta de oxigênio é mais forte em partos prematuros?
- Se a falta de oxigênio ocorre por causa de uma lesão pulmonar que impede os alvéolos do bebê de permanecerem abertos (síndrome da angústia respiratória), essa chance pode ser 47% maior. O trabalho também mostrou que a associação entre hipóxia cerebral e TDAH foi mais forte em partos prematuros.