adplus-dvertising

O que pode ocasionar o melasma?

Índice

O que pode ocasionar o melasma?

O que pode ocasionar o melasma?

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.

O que aconteceria se a pele não tivesse melanina?

Outro problema bastante conhecido é o albinismo, uma doença genética em que há ausência ou redução da produção da melanina. Essas pessoas, portanto, perdem sua proteção natural contra os raios ultravioleta, o que as torna mais vulneráveis a queimaduras e até mesmo ao desenvolvimento de câncer de pele.

Como se dá a síntese de melanina?

A síntese da melanina ocorre a partir do aminoácido tirosina, catalisada pela enzima tirosinase, na presença de cobre. ... Essa enzima catalisa as duas primeiras etapas da reação bioquímica de formação da melanina, oxidando a tirosina em 3,4-diidroxifenilalanina (DOPA) e esta em DOPA-quinona.

Qual a função da melanina na pele?

  • Para saber a função desta proteína na pele e evitar o surgimento de problemas, como o melasma, o DermaClub explica o papel da melanina. Melanina: qual é a função dessa substância na pele? Além de dar coloração à pele, olhos e cabelo, a maior função da melanina é ajudar a proteger o corpo e organismo dos impactos da radiação solar.

Será que o excesso de melanina pode manchar a pele?

  • O surgimento de manchas na pele é um problema bem comum. Essas marcas podem surgir em qualquer região do rosto e corpo, inclusive nas áreas mais expostas, por uma série de fatores - dos hormonais à exposição solar. Será que o excesso de melanina pode manchar a pele?

Como é realizada a produção da melanina?

  • Dentro dos melanócitos, a produção da melanina é realizada pelas organelas (os “órgãos das células”) chamadas de aparelho de Golgi.

Qual a correlação entre melaninas e dopamina?

  • Estudos mostram a correlação deste pigmento no desenvolvimento da Doença de Parkinson. Como estão presentes nos neurônios produtores de dopamina, sua perda está relacionada aos principais sintomas da doença. Alomelaninas: encontradas nos fungos, se referem às DHF-melaninas, ou seja, melaninas derivadas do dihidroxifumarato.

Postagens relacionadas: