O que é ataxia de marcha?
Índice
- O que é ataxia de marcha?
- Como é a marcha atáxica?
- O que causa a marcha atáxica?
- Como se diagnostica ataxia?
- Quais são os sinais que determinam uma síndrome cerebelar?
- O que é marcha cerebelar?
- Como descrever a marcha do paciente?
- Como diagnosticar a ataxia da marcha?
- Qual o papel do treino de marcha?
- Quais são os tipos de marcha patológica?
- Qual a causa da ataxia esporádica?
O que é ataxia de marcha?
A ataxia pode ser definida como uma alteração na coordenação fina e acurada dos movimentos. Um distúrbio de marcha é definido como um padrão anormal do andar ou caminhar. A ataxia e os distúrbios da marcha podem ser sintomas de muitos processos de doença e, em geral, não são diagnósticos.
Como é a marcha atáxica?
A marcha atáxica é o termo médico para descrever as alterações de caminhar caracterizadas por incoordenação dos membros inferiores. Essa alteração não ocorre em indivíduos normais e sempre indica disfunção de estruturas neurológicas importantes para o equilíbrio.
O que causa a marcha atáxica?
Esta situação pode ter várias causas, como problemas neurodegenerativos, paralisia cerebral, infecções, fatores hereditários, hemorragias cerebrais, malformações e pode surgir pelo uso excessivo de drogas ou álcool, por exemplo.
Como se diagnostica ataxia?
[ Diagnóstico da Ataxia. ] Uma parte muito importante da avaliação médica é o exame neurológico. Geralmente pelo exame neurológico o médico pode determinar se a ataxia é causada por um problema no cerebelo, suas vias associadas, ou por outras partes do sistema nervoso.
Quais são os sinais que determinam uma síndrome cerebelar?
Os sintomas, além da ataxia, podem incluir tremores, desequilíbrio, disartria, alterações oculomotoras, distonias; podem vir acompanhadas de neuropatia periférica, parkinsonismo, espasticidade, perda de acuidade visual, alterações de humor e até declínio cognitivo.
O que é marcha cerebelar?
A ataxia cerebelar progressiva é uma patologia causada pela lesão cerebelar. Esta lesão é uma das principais causas que afetam a coordenação e a realização da marcha. Os movimentos passam a ser incertos, inseguros e descoordenados, caracterizando a marcha atáxica [5].
Como descrever a marcha do paciente?
Padrões para uma marcha normal já foram definidos e para uma população entre 18 e 45 anos de idade devem apresentar os seguintes parâmetros:
- A largura da base de suporte, ou seja, distância lateral entre um pé e outro= 5 – 10cm.
- Comprimento do passo = 35 a 41 cm.
- Cadência = 90-120 passos/min.
Como diagnosticar a ataxia da marcha?
- Para diagnosticar a marcha atáxica ou a ataxia da marcha, o neurologista assistente fará um histórico detalhado para identificar possíveis causas de ataxia e realizará um exame neurológico detalhado, procurando problemas de equilíbrio, coordenação muscular e reflexos das extremidades inferiores.
Qual o papel do treino de marcha?
- O treino de marcha desempenha um papel muito importante na marcha atáxica ou na ataxia da marcha. Um indivíduo atáxico terá falta de equilíbrio e coordenação adequados, resultando em posicionamentos inadequados dos pés, resultando em frequentes quedas.
Quais são os tipos de marcha patológica?
- Confira os principais tipos de Marcha Patológica: É o tipo de marcha observado em pessoas com dificuldade na execução de movimentos devido à problemas neurológicos e lesões cerebrais.
Qual a causa da ataxia esporádica?
- Para alguns adultos que desenvolvem ataxia esporádica, nenhuma causa específica pode ser encontrada. Essa condição é conhecida como ataxia degenerativa esporádica, que pode tomar uma série de formas, incluindo atrofia de múltiplos sistemas, uma doença progressiva e degenerativa.