Como fica uma pessoa com esclerodermia?
Índice
- Como fica uma pessoa com esclerodermia?
- Qual o tratamento para esclerose óssea?
- Como aliviar a dor da esclerodermia?
- Qual tratamento para esclerodermia localizada?
- Como se trata a esclerose sistêmica?
- Qual a causa da esclerodermia sistêmica?
- Como a esclerose sistêmica afeta a pele?
- Quais os tipos de esclerodermia?

Como fica uma pessoa com esclerodermia?
A esclerodermia (skleros:duro e derma:pele) é uma doença que se caracteriza por fibrose (endurecimento) da pele e dos órgãos internos, comprometimento dos pequenos vasos sanguíneos e formação de anticorpos contra estruturas do próprio organismo (auto-anticorpos).
Qual o tratamento para esclerose óssea?
O tratamento normalmente é feito por meio de sessões de fisioterapia e uso de medicamentos de acordo com a orientação do neurologista, como o Riluzol, que retarda a evolução da doença.
Como aliviar a dor da esclerodermia?
O tratamento pode incluir:
- Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides ou corticosteróides para aliviar a dor.
- A penicilamina pode retardar o processo de espessamento da pele e atrasar os danos nos órgãos internos.
- Os medicamentos imunossupressores, como o metotrexato.
Qual tratamento para esclerodermia localizada?
Ainda não existe cura para a esclerodermia localizada. No entanto, alguns medicamentos orais e tópicos e, em alguns casos o tratamento com radiação ultravioleta (fototerapia), podem alterar a progressão da doença.
Como se trata a esclerose sistêmica?
- Porém, à medida que vai se agravando, a esclerose sistêmica pode afetar outras partes do corpo e até órgãos, gerando sintomas como: Barriga inchada após as refeições.
Qual a causa da esclerodermia sistêmica?
- A esclerodermia sistêmica pode danificar o coração, os rins, os pulmões ou o trato gastrointestinal, levando o indivíduo à morte. Problemas nos pulmões são a causa mais comum de morte em pacientes com esclerodermia. Não há formas de prevenção conhecidas para esclerodermia.
Como a esclerose sistêmica afeta a pele?
- A Esclerose Sistêmica é caracterizada por mudanças na textura e aparência da pele. Isto é devido ao aumento da produção de colágeno. O colágeno é um componente do tecido conjuntivo. Mas a desordem não se limita às mudanças na pele. Isso pode afetar o seu: As características da Esclerose Sistêmica podem aparecer em outros distúrbios auto-imunes.
Quais os tipos de esclerodermia?
- Tipos Existem dois tipos de esclerodermia: a forma sistêmica (esclerose sistêmica), que afeta a pele, os órgãos e sistemas internos do organismo, e a localizada, que afeta uma área determinada da pele.