Como curar estreitamento esôfago?

Como curar estreitamento esôfago?
Os métodos atuais de tratamento consistem na intervenção cirúrgica, dilatações esofágicas e o uso de próteses metálicas (stents), sendo que esses dois últimos constituem o tratamento conservador das EBE, os quais, sem dúvida, têm diminuído as indicações para o tratamento cirúrgico6,12,13.
Como se manifesta o estreitamento esofágico?
- Isso pode se manifestar como uma sensação de comida grudando ou sensação de atraso na passagem do alimento na garganta, tórax ou abdômen superior. Nem todas as estenoses causam sintomas, mas a presença e a gravidade dos sintomas geralmente se correlacionam com o grau de estreitamento esofágico.
Quais os fatores que causam a irritação do esôfago?
- Acredita-se que a irritação crônica do esôfago pode contribuir para as mudanças no DNA das células que revestem o órgão, levando ao câncer. Fatores que causam essa irritação e que, portanto, aumentam o risco de câncer de esôfago incluem: Síndrome de Plummer-Vinson.
Qual a causa da dor no esôfago?
- Uma importante causa de dor no esôfago, apesar de rara, é a formação de lesões ou perfuração, que acontecem tanto pela presença de vômitos intensos, como durante procedimentos como endoscopia ou colocação de tubos nasogástricos, traumatismos em acidentes ou, até, devido à corrosão provocada por esofagite ou câncer.
Qual é o esôfago?
- O esôfago é um tubo muscular que conecta a boca ao estômago e é o canal pelo qual o bolo alimentar passa da garganta ao estômago. Uma estenose esofágica é um estreitamento do esôfago (veja a figura).