Como ocorre a síndrome do piriforme?
Índice
- Como ocorre a síndrome do piriforme?
- Onde é a dor do piriforme?
- Como liberar o músculo piriforme?
- Como soltar o músculo piriforme?
- Como relaxar o músculo piriforme?
- Qual a causa da inflamação do piriforme?
- Quais os sintomas da síndrome do piriforme?
- Qual é a anatomia do piriforme?
- Como funciona o músculo piriforme?

Como ocorre a síndrome do piriforme?
A Síndrome do Piriforme é causada por uma compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme, localizado na região profunda da nádega. Ela nada mais é do que uma das diversas formas de se comprimir um nervo.
Onde é a dor do piriforme?
A síndrome do piriforme é uma inflamação ou tensão excessiva no músculo piriforme. Seu principal sintoma é uma dor profunda na região glútea, que pode descer pela perna. O músculo piriforme é um músculo profundo na região da nádega que conecta o osso da coxa no quadril ao cóccix e lombar.
Como liberar o músculo piriforme?
Alongamentos específicos, massagens e repouso também podem ajudar. Outro procedimento moderno é a utilização de toxina butolínica para a imobilização do músculo piriforme, que para de se contrair e diminui o atrito com o nervo ciático.
Como soltar o músculo piriforme?
Depois de um treino intenso, invista neste exercício: posicione uma bola de tênis nos ossos da região dos glúteos que você usa para sentar. Coloque todo seu peso na bola e lentamente gire seus quadris para soltar os piriformes. Faça por alguns segundos e troque de lado.
Como relaxar o músculo piriforme?
Deitar sobre as costas, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Contrair os músculos abdominais e encostar a coluna no chão. Manter a posição por 5 segundos e relaxar. Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
Qual a causa da inflamação do piriforme?
- As inflamações crônicas do piriforme habitualmente são consequentes de uma variação anatômica, como, por exemplo, a passagem anormal do nervo ciático através do músculo piriforme. Outra possível causa são infecções. Os pacientes relatam a presença de uma dor profunda na região glútea que queima e, normalmente, desce pela perna.
Quais os sintomas da síndrome do piriforme?
- Os sintomas da síndrome do piriforme estão relacionados com a compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme e podem ser percebidos principalmente na região lombar, glúteos e coxa, sendo os principais: A primeira crise pode surgir na gravidez, devido ao aumento da peso e tamanho da barriga;
Qual é a anatomia do piriforme?
- Anatomia O piriforme é um músculo que se localiza próximo ao nervo ciático. Anatomicamente, o piriforme é um músculo que se localiza próximo ao nervo ciático, ele se encontra na região posterior e profunda do quadril, coberto pelos músculos glúteos.
Como funciona o músculo piriforme?
- O músculo piriforme atua como rotador externo, abdutor fraco e flexor fraco do quadril, proporcionando estabilidade postural durante a deambulação e de pé. O músculo piriforme tem origem na superfície anterior do sacro, geralmente nos níveis das vértebras S2 a S4, ou perto da cápsula articular sacroilíaca.