Como tratar estomatite herpética?
Índice
- Como tratar estomatite herpética?
- O que pode causar estomatite?
- Como pega estomatite herpética?
- O que pode causar estomatite aftosa?
- O que é bom para acabar com estomatite?
- O que causa estomatite aftosa em bebê?
- Quais são as lesões da estomatite herpética?
- Como é recomendado o tratamento da estomatite herpética?
- Qual a causa desse tipo de estomatite?
- Será que a estomatite é contagiosa?

Como tratar estomatite herpética?
O tratamento para a estomatite herpética dura entre 10 a 14 dias e é feito com remédios antivirais em comprimidos ou pomadas, como o aciclovir ou penciclovir, nos casos de dor intensa, pode-se fazer uso de analgésicos como o paracetamol e ibuprofeno.
O que pode causar estomatite?
Estomatite - causas
- Lesões ou ferimentos na boca;
- Reações alérgicas;
- Infeções víricas;
- Infeções fúngicas (candidíase, por exemplo);
- Infeções bacterianas (estomatite bacteriana);
- Tabagismo;
- Cárie dentária;
- Gengivite;
Como pega estomatite herpética?
A estomatite viral é contagiosa por exemplo, sendo relativamente fácil de se transmitir ou “pegar”, através das gotículas de saliva ou do contato direto com a área afetada (beijo por exemplo), principalmente quando falamos do vírus do herpes (estomatite herpética).
O que pode causar estomatite aftosa?
As aftas, bolhas e feridas podem, em alguns casos, surgir a cada 15 dias podendo ser desencadeada por estresse, alterações hormonais ou do sistema imune, além de também poder acontecer devido a deficiências minerais e de vitaminas, principalmente vitamina B12.
O que é bom para acabar com estomatite?
É possível tratar a estomatite com remédios naturais, sendo opções a solução de mel com sal bórax, o chá de cravo-da-índia e o suco de cenoura com beterraba, além do chá feito com camomila, calêndula e flor de laranjeira, que também ajuda a aliviar os sintomas e desconforto da estomatite.
O que causa estomatite aftosa em bebê?
A estomatite pode ter várias causas, sendo mais frequente de acontecer devido ao sistema imune enfraquecido, o hábito do bebê de colocar mãos e objetos sujos na boca, ou como consequência de uma gripe, por exemplo.
Quais são as lesões da estomatite herpética?
- Essas lesões podem espalhar-se pela parte interna das bochechas e dos lábios, pela língua, amídalas, céu da boca e gengivas, que passam a sangrar com muita facilidade. Às vezes confundidas com as aftas comuns, as lesões da estomatite herpética são constituídas por vesículas esbranquiçadas na área central cercadas por um halo vermelho.
Como é recomendado o tratamento da estomatite herpética?
- Já os antibióticos e os antifúngicos não são recomendados como rotina, porque são ineficazes nas infecções por vírus. O tratamento da estomatite herpética inclui cuidados especiais com a hidratação e a alimentação dos pacientes, que têm dificuldade para engolir e fazer a higiene bucal, porque a dor é muito forte.
Qual a causa desse tipo de estomatite?
- Este tipo de estomatite é causada pelo vírus da herpes simples, chamado também de HSV-1 e raramente causada pelo tipo HSV-2, podendo provocar sintomas como inflamação, dor e inchaço na boca, que aparecem normalmente após o primeiro contato com o vírus.
Será que a estomatite é contagiosa?
- Estomatite é contagiosa? Na estomatite, o contágio depende da causa subjacente. A estomatite viral é contagiosa por exemplo, sendo relativamente fácil de se ...