adplus-dvertising

O que significa edema linfático?

Índice

O que significa edema linfático?

O que significa edema linfático?

Mas o que é um edema linfático? É um déficit de circulação que ocorre nos vasos linfáticos e provoca o acúmulo de líquidos por alguma insuficiência no organismo.

O que causa problema linfático?

Quais as causas das doenças do Linfáticas ? Entre as principais causas podemos citar a congênita (a pessoa já nasce com o problema), a infecciosa, após radioterapia, após alguns tipos de cirurgia (por exemplo, mastectomia) e tumores. Uma complicação mais rara, porém grave, é o aparecimento de câncer.

Quais as principais causas do linfedema?

As causas mais comuns do linfedema são:

  • Cirurgia com remoção dos linfonodos.
  • Radioterapia na região dos linfonodos.
  • Câncer metastático.
  • Infecção bacteriana ou por fungos.
  • Danos no sistema linfático.
  • Outras doenças relacionadas com o sistema linfático.

O que é edema linfático na perna?

O linfedema, conhecido popularmente como inchaço nas pernas, é o acúmulo de líquido nos membros inferiores e também nos membros superiores, mais precisamente entre os vasos linfáticos. O líquido acumulado é chamado de linfa, uma mistura de proteínas, gorduras e outros componentes.

O que acontece quando ocorre a obstrução de um vaso linfático?

Quando os vasos linfáticos sofrem lesão ou obstrução, o líquido linfático não consegue ser drenado e se acumula nos tecidos, causando inchaço. Bandagens compressoras ou meias de compressão pneumática podem ser usadas para reduzir o inchaço.

O que é linfedema e como ocorre a sua formação?

O linfedema ocorre quando a linfa corporal se acumula nos tecidos moles do corpo, habitualmente no braço ou na perna. O sistema linfático é constituído por vasos e gânglios linfáticos que se distribuem por todo o corpo.

Quais os tipos de doenças que podem afetar o sistema linfático?

Outras doenças associadas ao sistema linfático são a celulite (acúmulo de gordura), amenizada com o tratamento da drenagem linfática; a íngua (inchaço dos gânglios linfáticos) e alguns tipos de câncer (linfoma), por exemplo o câncer de mama. No corpo humano, a linfa é mais abundante do que o sangue.

Como aliviar linfedema?

O tratamento do linfedema deve ser orientado pelo médico e pelo fisioterapeuta e pode ser feito com:

  1. Remédios: como gama benzopironas ou flavonóides, sob indicação e acompanhamento médico;
  2. Fisioterapia: é indicado realizar a drenagem linfática manual adaptada à realidade do corpo da pessoa.

Quais as causas primárias e as causas secundárias do linfedema?

O linfedema primário é congênito. Geralmente ele é causado pela má formação de canais linfáticos ou gânglios linfáticos. O linfedema secundário é um edema que se desenvolve durante a vida do paciente e não é congênito. Ele pode ser causado por operações, infecções ou lesões, por exemplo.

Quais são as causas do linfedema?

  • Uma das mais temíveis complicações do linfedema é sua malignização, porém, felizmente, só ocorre em 1% dos casos. As causas podem ser primárias (problemas congênitos nos vasos linfáticos) ou secundárias (trauma, lesões e entre outros).

Qual a causa do edema?

  • O edema pode ser causado por insuficiência linfática dinâmica ou insuficiência linfática mecânica. Na primeira forma, mesmo com o aumento compensatório da absorção do transporte linfático, a carga linfática ultrapassa a capacidade total de transporte causando o edema.

Por que o edema afeta todo o corpo?

  • Apesar do edema poder afetar qualquer parte do corpo, ele é mais comumente notado nas mãos, braços, pés, tornozelos e pernas. O edema pode surgir devido a problemas circulatórios, celulite, alergias ou problemas sistêmicos, como uso de medicações, dietas ricas em sal, falta de atividade física, muito tempo na mesma posição, ...

Quais os medicamentos específicos para o edema?

  • Medicamentos para Edema 1 Diuréticos 2 Venotônicos 3 Medicamentos específicos para a causa do edema (insuficiência cardíaca, insuficiência renal, reumatismo, linfedema e... More ...

Postagens relacionadas: