O que pode causar dor na região lombar?
Índice

O que pode causar dor na região lombar?
A tensão ou distensão muscular devido ao uso excessivo, má postura e levantamento de pesos excessivos podem causar dor lombar. O estiramento de um músculo ou ligamento é a causa mais comum de dor lombar aguda.
Onde é localizada a dor lombar?
O que é? A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida. Ela é causada geralmente por uma lesão em um músculo. O número de pessoas que convive com dor lombar é bastante grande atualmente.
Quais órgãos ficam na lombar?
A região lombar fica na parte posterior do corpo, abaixo das costelas e acima da bacia. Ela é composta por ossos, músculos, articulações, nervos, ligamentos, entre outros. Também estão próximos da coluna importantes órgãos, como os rins.
O que é a região lombar?
Localizada na parte inferior da coluna, a região lombar é formada por vértebras (os ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa estrutura permite que você faça a maioria dos movimentos, além de garantir que possa ficar em pé, levantar e andar.
Qual a duração da dor lombar?
- Mais de 90% da população mundial sofre episódio de dor lombar em algum momento da vida e a lombalgia é a segunda causa mais frequente de procura pelos serviços médicos. As lombalgias podem ser classificadas quanto a duração em agudas e crônicas. Agudas quando apresentam duração de quatro a seis semanas.
Qual a causa mais comum de dor na região lombar?
- O estiramento de um músculo ou ligamento é a causa mais comum de dor aguda na região lombar. Má postura durante um exercício na academia, agachar incorretamente para pegar um objeto ou girar o tronco bruscamente pode causar pequenas lesões nos músculos das costas e provocar um processo inflamatório.
Por que a dor lombar pode ser descartada?
- A maioria das causas possíveis pode ser descartada após uma conversa com o especialista e o exame físico durante a consulta, mas pode haver sintomas associados que levam o diagnóstico para outro lado. Quando o paciente conta que, além da dor lombar, sente ardor ao urinar, por exemplo, pode ser uma crise renal.
Por que a dor na lombar está sempre presente?
- Para muita gente a dor na lombar é uma velha companheira, que está sempre presente, mas fique atento se isso acontece com você. Afinal, ela pode ser apenas resultado da má postura, mas também estar indicando algo que exija atenção. Na dúvida, consulte um médico e procure sempre adotar medidas preventivas.