O que fazer para evitar diástase na gravidez?
Índice
- O que fazer para evitar diástase na gravidez?
- Porque algumas mulheres têm diástase na gravidez?
- O que é diástase e como evitar?
- Pode engravidar tendo diástase?
- Será que se está com uma diástase depois do parto?
- Qual a principal causa da diástase abdominal?
- Qual o tempo de tratamento da diástase?
- Quais são os sintomas da colestase da gravidez?

O que fazer para evitar diástase na gravidez?
Aconselha-se a prática de atividades como natação, corrida e pilates durante a gestação. Exercícios que fortalecem o períneo também são recomendados. É importante notar, porém, que não se pode fazer atividades que exijam curvatura do tronco para trás ou que estiquem muito o abdômen.
Porque algumas mulheres têm diástase na gravidez?
A diástase é causada pela fraqueza do reto abdominal. Essa área fica muito esticada devido ao crescimento da barriga na gravidez e até mesmo pela postura incorreta. Mulheres grávidas de gêmeos ou que já estão na segunda gravidez, são ainda mais propensas a sofrer com a diástase.
O que é diástase e como evitar?
A diástase ocorre quando os músculos do abdômen se afastam, após a gestação. Geralmente acontece quando o bebê é muito grande, gestação múltipla, ou excesso de líquido amniótico, por exemplo.
Pode engravidar tendo diástase?
Quem tem deastase abdominal pode engravidar novamente? Sim! Diastase do músculo reto abdominal é uma condição muito comum e benigna, não havendo nenhuma dificuldade ou contraindicação de gravidez.
Será que se está com uma diástase depois do parto?
- É possível desconfiar de que se está com uma diástase depois do parto ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo. Para se certificar de que é uma diástase abdominal deve-se:
Qual a principal causa da diástase abdominal?
- A principal complicação da diástase abdominal é o surgimento da dor nas costas na região lombar. Essa dor ocorre porque os músculos abdominais atuam como uma cinta natural que protege a coluna ao andar, sentar e fazer exercícios.
Qual o tempo de tratamento da diástase?
- O tempo de tratamento pode variar consoante o tamanho da diástase, já que quanto maior for o espaçamento, mais difícil será promover a união das fibras somente com exercícios ou fisioterapia. No entanto em diástase com menos de 5 cm, se o tratamento for realizado diariamente, em cerca de 2 a 3 meses será possível observar a diminuição da diástase.
Quais são os sintomas da colestase da gravidez?
- → Sintomas: o principal sintoma da colestase da gravidez é uma intensa coceira, principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés, que costuma manifestar-se a partir da 30ª semana de gravidez. Icterícia, enjoos e perda do apetite também podem surgir.