O que pode causar dilatação dos rins?
Índice
- O que pode causar dilatação dos rins?
- Qual a causa da dilatação no rim de um bebê?
- O que é hidronefrose nos rins?
- O que é bom fazer quando o rim tá dilatado?
- Quais os sintomas de rim dilatado?
- Qual tratamento para rim dilatado?
- Quais são as consequências do rim dilatado?
- Como é feito o diagnóstico do rim dilatado?
- Qual a causa da Dilatação nos rins?
- Quando a dilatação é inferior a 10 mm?

O que pode causar dilatação dos rins?
Quais são as causas Já a dilatação pielocalicial no adulto ocorre, geralmente, como consequência de cistos, cálculos, nódulos ou câncer na região dos rins ou nos ureteres, que levam ao bloqueio da passagem da urina e ao acúmulo desta, causando dilatação da pelve renal.
Qual a causa da dilatação no rim de um bebê?
Refluxo vesico-ureteral Ocorre quando a conexão entre o ureter e a bexiga permite o refluxo da urina para o rim. O fluxo da urina da bexiga para os rins pode causar a dilatação aumentando e diminuindo durante a gravidez.
O que é hidronefrose nos rins?
A Hidronefrose é uma condição um tanto incomum, mas perigosa. Ela ocorre quando há algum tipo de obstrução no canal da urina, que geralmente impede que a urina se desloque, fazendo com que ela se acumule na região da bexiga.
O que é bom fazer quando o rim tá dilatado?
O tratamento para o problema dependerá da causa da obstrução. Se for cálculo ureteral, uma das origens mais comuns do rim dilatado, é necessária a endoscopia urinária para quebrar as pedras com laser. Nos rins dilatados é frequente a utilização de antibiótico profilaxia para reduzir risco de infecções urinárias graves.
Quais os sintomas de rim dilatado?
Sintomas de rim inchado
- Febre;
- Calafrios;
- Dor e dificuldade em urinar;
- Dor lombar ou nos rins;
- Diminuição do volume da urina;
- Urina com sangue vermelho vivo ou urina cor de rosa;
- Náusea e vômito;
- Perda de apetite.
Qual tratamento para rim dilatado?
Diagnóstico e tratamento Se for cálculo ureteral, uma das origens mais comuns do rim dilatado, é necessária a endoscopia urinária para quebrar as pedras com laser. Nos rins dilatados é frequente a utilização de antibiótico profilaxia para reduzir risco de infecções urinárias graves.
Quais são as consequências do rim dilatado?
- Rim dilatado – quais são as consequências? As consequências específicas de cada patologia que causa a dilatação dos rins é muito diversa, no entanto todas apresentam uma capacidade em comum de causar dano renal. É importante ressaltar que o rim não regenera, portanto não é possível reverter lesões definitivas do tecido renal.
Como é feito o diagnóstico do rim dilatado?
- O diagnóstico do rim dilatado é feito por qualquer médico, que geralmente solicita exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O tratamento para o problema dependerá da causa da obstrução.
Qual a causa da Dilatação nos rins?
- A dilatação (hidronefrose) nos rins pode ocorrer devido diversos fatores, geralmente por algum tipo de obstrução na via urinária. As principais causas seriam:
Quando a dilatação é inferior a 10 mm?
- Quando a dilatação é inferior a 10 mm, o bebê apenas necessita de fazer várias ecografias para o pediatra controlar a sua evolução, pois, normalmente, a dilatação tende a desaparecer. Quando a dilatação é superior a 10 mm, o tratamento é feito com antibióticos prescritos pelo pediatra.