O que é afinamento no colo do útero?

O que é afinamento no colo do útero?
"O afinamento do colo do útero é uma condição em que o colo reduz seu tamanho e acaba dilatando antes do final da gestação, geralmente ocorre durante o segundo trimestre. Ele pode causar o trabalho de parto prematuro, ou seja, antes de o bebê terminar seu desenvolvimento", afirmou.
Quando o colo do útero está fino?
No final da gestação, o colo começa a dilatar e ficar fino, causando a perda do tampão mucoso. A partir disso, a mulher irá notar a saída de uma secreção de muco amarronzado ou avermelhado. — Isso mostra que o trabalho de parto está se aproximando.
Como saber se o colo do útero está afinando?
Preparo do colo para que aconteça o parto
- Amolecimento: a consistência do colo, que era semelhante a de um nariz, vai amolecendo e ficando parecida com consistência de um lábio;
- Afinamento: o comprimento ou espessura do colo, que era longo (em média 3 cm), vai afinando, chegando a 1 mm de espessura;
Como funciona o colo do útero?
- O colo do útero é a parte que faz a ligação entre o útero e a vagina. Numa gravidez normal, ele permanece firme, comprido e fechado até as últimas semanas. Só então começa a amolecer, afinar ("esvaecer", no termo técnico, ou "apagar") e dilatar (abrir), preparando-se para dar passagem ao bebê no parto vaginal.
Qual a causa mais importante do cancro do colo do útero?
- Há uma causa a mais importante do cancro do colo do útero - infecção com o vírus de papiloma humano (HPV). Quase todos os exemplos do cancro do colo do útero ocorrem nas mulheres que têm sido contaminadas previamente com o HPV. Há sobre 100 tensões de HPV.
Qual o comprimento do colo do útero?
- Geralmente, o colo do útero possui cerca de três a cinco centímetros de comprimento, mas os de algumas mulheres é menor. O colo do útero encurta durante a gravidez, mas se ficar muito curto cedo demais, o risco de trabalho de parto prematuro aumenta.
Qual o risco de um colo do útero curto?
- O risco de parto prematuro decorrente de um colo do útero curto pode ser uma fonte de preocupação para uma grávida. A boa notícia é que existem maneiras de administrar o risco de um colo do útero curto e prolongar a gestação.