adplus-dvertising

O que é a anquilose?

Índice

O que é a anquilose?

O que é a anquilose?

A anquilose da articulação temporomandibular (ATM) pode ser definida como um distúrbio de hipomobilidade em que ocorre uma união fibrosa e/ou óssea dos componentes articulares, variando desde uma leve à completa inabilidade de abertura bucal.

O que causa anquilose dentária?

A anquilose dentária é uma anomalia de erupção que consiste na fusão anatômica do cemento ao osso alveolar (OWEN, 1965), causada pela obliteração do ligamento periodontal em algumas áreas ao redor da superfície radicular (ARHAKIS; BOUTIOU, 2016), deixando o dente em infra-oclusão e estático (REZENDE et al., 2013).

O que é anquilose das articulações?

Uma anquilose pode ser definida como sendo a fusão das superfícies articulares seja por tecido ósseo ou fibroso1. A anquilose da articulação têmporo-mandibular (ATM) é uma condição que pode causar problemas na mastigação, digestão, fala, aparência e higiene, o que também pode levar a problemas psicológicos2-4.

Como tratar anquilose?

O tratamento da anquilose da ATM é cirúrgico, composto por artroplastia para remoção da massa anquilótica e reconstrução do côndilo e da cavidade articular. A utilização de um material interposicional para prevenir a recidiva após a artroplastia tem sido amplamente discutida.

O que é anquilose e quando pode ocorrer?

Anquilose é a redução parcial ou total da capacidade de movimento de uma articulação, geralmente porque dois ossos se juntaram dentro da articulação (anquilose óssea). Também pode ocorrer como resultado da rigidez dos tecidos articulares (anquilose fibrosa).

Quais os sintomas da anquilose?

A principal característica clínica da anquilose é a limitação ou ausência de movimentação da articulação ou articulações afetadas. As repercussões funcionais dependem do papel que deveria ser desempenhado pela articulação normal.

O que é anquilose do dente?

Na anquilose dental, ocorre a perda do ligamento periodontal e sua substituição por tecido ósseo, fazendo com que a articulação do tipo gonfose desapareça e a relação entre dente e osso passa a ser direta6-8.

Por que ocorre a anquilose quando há perda do ligamento periodontal?

A anquilose ocorre após agressão às células do ligamento periodontal, com a formação de osso sobre a superfície desnuda de fibras do LPD. Portanto, a preservação do espaço do LPD é importante para se evitar a anquilose.

O que é anquilose na coluna?

Em alguns casos, os ossos das vértebras da coluna crescem, formando pontes entre as vértebras, às vezes envolvendo completamente as juntas. Com isso, as juntas ficam impedidas de movimento, causando a rigidez denominada anquilose. Assim, a coluna lombar enrijece, bem como a região posterior superior do pescoço.

O que é anquilose no ombro?

Anquilose ou ancilose (do grego: ἀγκύλος = dobrado, curvado) é uma rigidez completa ou parcial de uma articulação devido à aderência e rigidez dos ossos dessa articulação , o que pode ser o resultado de uma lesão ou doença.

Quais são os sintomas da anquilose?

  • Outros sintomas são o comprometimento progressivo da mobilidade da coluna que vai enrijecendo (anquilose), da expansão dos pulmões e aumento da curvatura da coluna na região dorsal. Com a evolução da doença, a tendência é a dor tornar-se mais intensa, especialmente à noite.

Como a anquilose pode afetar a articulação?

  • A anquilose pode afetar qualquer articulação do corpo. O diagnóstico é feito a partir dos sintomas apresentados pela pessoa associados aos exames complementares como o raio-X. Quando acomete a articulação têmporomandibular, a pessoa poderá ter problemas para engolir, mastigar e inclusive para falar.

Qual a origem da espondilite anquilosante?

  • Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica, por enquanto incurável, que afeta as articulações do esqueleto axial (que compreende os ossos da cabeça, tórax e coluna), especialmente as da coluna e ombros, e também afeta as articulações dos quadris e joelhos.

Postagens relacionadas: