adplus-dvertising

O que é insuficiência pancreática?

Índice

O que é insuficiência pancreática?

O que é insuficiência pancreática?

Insuficiência pancreática é a incapacidade do pâncreas exócrino de secretar enzimas digestivas em quantidade suficiente para digerir os alimentos no intestino e permitir sua absorção. Resulta de lesão do pâncreas por pancreatite aguda ou crônica, que podem ter diversas causas.

Como tratar insuficiência pancreática?

Como tratar: O tratamento da insuficiência pancreática é feito, principalmente, com a reposição enzimática, ajudando, assim, o organismo a absorver os nutrientes e evitar a desnutrição e a anemia. Além disso, pode ser recomendado o uso de suplementos de vitaminas e minerais, além de medicamentos que aliviem a dor.

Por que um paciente com insuficiência pancreática tem que reduzir o consumo de gorduras?

Com a progressão da IP a má absorção de lipídios leva ao quadro de desnutrição, má absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), depleção de micronutrientes e diminuição de lipoproteínas circulantes. A IP exócrina pode por si só, de forma isolada, causar ou exacerbar transtornos da motilidade do trato digestivo.

Por que a fibrose cística pode causar insuficiência pancreática exócrina?

A má-absorção intestinal na fibrose cística é multifatorial. A deficiência de enzimas pancreáticas é o fator predominante e decorre da obstrução dos ductos pancreáticos e da destruição progressiva do pâncreas por fibrose. Em consequência, ocorre má-absorção dos nutrientes e comprometimento do estado nutricional.

O que causa insuficiência Pancreatica Exocrina?

A pancreatite crônica é a principal causa da insuficiência exócrina do pâncreas (IEP); após certo tempo de evolução da doença, por seu próprio caráter progressivo, é comum o aparecimento de má absorção, resultante da substituição gradativa do parênquima pancreático secretor exócrino por fibrose.

Quais os sintomas de problema no pâncreas?

O que indica que meus pâncreas não está bem?

  • Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. ...
  • Febre. ...
  • Vômito. ...
  • Perda repentina de peso. ...
  • Cansaço e dores de cabeça. ...
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Quais as sequelas de quem tem pancreatite?

A pancreatite aguda grave pode causar desidratação e pressão baixa. O coração, pulmões ou rins podem falhar. Se o ocorrer hemorragia no pâncreas, o choque e até mesmo a morte podem se seguir.

O que é insuficiência exócrina?

A insuficiência exócrina do pâncreas se caracteriza pela deficiência de enzimas pancreáticas exócrinas, causando má digestão e má absorção. Os pacientes com essa doença geralmente sofrem comprometimento da qualidade de vida e correm o risco de complicações potencialmente fatais.

Qual a raça predisposta à insuficiência pancreática?

  • Outras raças predispostas à insuficiência pancreática são o Cavalier King Charles Spaniel, o Chow Chow e o Setter Inglês. A insuficiência pancreática pode variar de leve a severa, e muitas vezes os sintomas só aparecem quando a função de secreção do órgão já está completamente comprometida.

Como é feito o diagnóstico da insuficiência pancreática?

  • Como é feito o diagnóstico da insuficiência pancreática? Para diagnosticar a Insuficiência Pancreática é necessário fazer alguns exames como: Exames de sangue; exames de fezes; tomografia computadorizada; ecografia endoscópica.

Qual o fator de risco associado à insuficiência pancreática?

  • O principal fator de risco associado à insuficiência pancreática é a não absorção de gorduras e vitaminas (A, D, E, K), podendo ter a visão noturna comprometida por conta da deficiência vitamínica. Em casos mais graves, ocorre também a deficiência óssea, na qual os ossos se quebram facilmente.

Qual o tratamento da insuficiência pancreática em cães?

  • Existem ainda outros testes que podem ser necessários e que vão ajudar o médico veterinário a fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento correto. O tratamento da insuficiência pancreática em cães é contínuo e compreende várias ações, pois trata-se de uma doença crônica grave e sem cura.

Postagens relacionadas: