adplus-dvertising

Como se pode classificar à psicose infantil?

Índice

Como se pode classificar à psicose infantil?

Como se pode classificar à psicose infantil?

Em seu Manual de Psiquiatria Infantil são listadas características do psicótico infantil tais como: (1) dificuldade para se afastar da mãe; (2) dificuldade de compreensão do que vê, de gestos e linguagem; (3) alterações significativas na forma ou conteúdo do discurso, repetindo imediatamente palavras e/ou frases ...

O que é a psicose infantil?

A psicose infantil é uma psicopatologia severa, comprometedora do desenvolvimento da criança em termos de linguagem, interação social, brincar, entre outros. Na perspectiva psicanalítica, a função materna e paterna tem um importante papel na estruturação do quadro psicótico.

O que leva a pessoa ter um surto psicótico?

Há diversos fatores que podem levar a um surto psicótico, entre eles as condições mentais ou psicológicas do indivíduo, problemas médicos e consumo excessivo de álcool e de outras drogas.

Quais são as causas da psicose para Winnicott?

Winnicott (1963c/1983) considera a esquizofrenia como resultado de certas falhas de construção da personalidade, decorrentes de um ambiente que não pôde ser suficientemente facilitador para ajudar o lactente a atingir várias metas, tais como a integração, a personalização e o desenvolvimento das relações objetais.

Como se classificam as psicoses?

Poderíamos, então, dividir os principais quadros psicóticos em: - Psicoses agudas: transtorno psicótico breve (psicoses reativas ou psicogênicas); - Psicoses agudas e recorrentes (psicose ciclóide); - Psicoses induzidas por substância ou psicoses orgânicas agudas.

Como a psicose se apresenta?

Em comum, as anomalias que se caracterizam como psicose têm entre seus sintomas delírios, alucinações, catatonia, desorganização do pensamento, abulia e agitações de caráter. A pessoa que sofre de delírios, por exemplo, inventa histórias que não condizem com a realidade, sem que tenha consciência disso.

Quais são os tipos de psicose?

Tipos de psicose

  • Esquizofrenia. Doença psiquiátrica em que há rompimento de contato com a realidade, comportamento social atípico e ideias delirantes. ...
  • Transtorno bipolar. ...
  • Transtorno psicótico induzido por substância. ...
  • Transtorno delirante.

Quais são as teorias de Winnicott?

A teoria de Winnicott baseia-se no fato de que a psique não é uma estrutura pré-existente e sim algo que vai se constituindo a partir da elaboração imaginativa do corpo e de suas funções – o que constitui o binômio psique-soma.

Quais os sintomas da psicose na infância?

  • Quais os sintomas da psicose na primeira infância? Como a psicose se apresenta na infância? A psicose que se apresenta na infância de forma precoce (antes dos seis anos), costuma aparecer da seguinte forma: Autismo, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância e transtornos globais do desenvolvimento (TGD).

Qual a diferença entre a psicose adulta e a infantil?

  • A psicose adulta e a psicose infantil são diferentes uma da outra. Nos adultos, costuma apresentar-se em diversas forma clínicas, como esquizofrenia, alterações mentais, ou como era chamada no passado: psicose maníaco-depressiva (sem confundir com transtorno bipolar). A psicose infantil costuma apresentar-se como autismo.

Quais são as causas da psicose?

  • A esquizofrenia e o transtorno bipolar são alguns exemplos das psicopatias mais conhecidas que existem. A psicose é categorizada em três grupos principais, com base em suas respectivas causas. Estes são: Psicose resultante de uma condição mental ou psicológica. Psicose resultante de uma norma sanitária médica geral.

Quais são os sinônimos da psicose infantil?

  • Há autores que os consideram sinônimos, outros não, porque o autismo ocorre habitualmente desde o nascimento, e a psicose pode desenvolver-se mais tarde. Além disso, na psicose infantil não ocorrem delírios e alucinações, já que isto exige um nível de desenvolvimento que as crianças não possuem.

Postagens relacionadas: