adplus-dvertising

O que é lixiviação do concreto?

Índice

O que é lixiviação do concreto?

O que é lixiviação do concreto?

Primeiramente, lixiviação é quando uma substância é extraída de um meio sólido através de sua dissolução em um meio líquido. Na Engenharia Civil esse processo ocorre no concreto e é uma patologia bastante comum em edificações.

O que pode provocar a carbonatação do concreto?

A ocorrência da carbonatação do concreto se dá através das fissuras na estrutura desse material. Isso ocorre devido à facilidade, a partir desse cenário, da entrada de CO2. Da mesma maneira, em locais com mais umidade, em torno de 50% a 60%, o processo pode ocorrer com ainda mais rapidez.

O que causa o desplacamento do concreto?

Quando o ferro oxida e aumenta o seu tamanho e empurra uma parte da laje na qual ocorre o desplacamento, a partir desse movimento a rachadura aparece e com o tempo uma grande parte do concreto já sem suporte começa a se movimentar e formar uma grande fenda.

Como evitar a lixiviação?

A lixiviação pode ser evitada mantendo o solo sempre coberto com plantas e resíduos de culturas, como a palhada. “Mesmo com a cobertura permanente do solo, tem de fazer o terraceamento da área, inclusive naquelas com baixa declividade.

Qual é o produto gerado no processo de lixiviação do concreto?

Quando a infiltração da água dissolve e transporta os cristais de hidróxidos de cálcio, são formados depósitos de sais que surgem como manchas brancas na superfície de concreto. “O material branco é o carbonato de cálcio resultante da reação entre o hidróxido de cálcio lixiviado e o CO2 da atmosfera.

O que é a expansão do concreto?

É a reação dos compostos dos agregados com alguns compostos do cimento chamados álcalis, que provocam a formação de um gel expansivo que causa a quebra da estrutura do concreto.

O que é a carbonatação do concreto?

Esse dióxido de carbono penetra nos poros do concreto, dilui-se na umidade presente na estrutura e forma o composto chamado ácido carbônico (H2CO3). ... Este ácido reage com alguns componentes da pasta de cimento hidratada e resulta em água e carbonato de cálcio (CaCO3).

Como tratar carbonatação do concreto?

A solução de hidróxido de potássio por imersão resultou na realcalinização de toda a camada carbonatada, sendo o resultado mais eficiente. Palavras-chave: realcalinização, carbonatação, corrosão de armaduras, solução alcalina, pontes.

O que é a desagregação do concreto?

Desagregação é o termo usado para nomear a separação física do concreto, que se desprende em pedaços ou placas.

Como a lixiviação pode agredir o solo?

Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. ... Desse modo, a água "lava" os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d'água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.

Como ocorre a lixiviação em estruturas de concreto?

  • Como ocorre o processo de lixiviação em estruturas de concreto? Segundo o Engenheiro Civil Patologista Fabrício Pereira Depizzol: “Logo quando o concreto é hidratado um composto chamado hidróxido de cálcio é formado. Quando existem infiltrações nas peças de concreto, esse composto é dissolvido e levado para a superfície do concreto”.

Como lidar com a lixiviação do concreto?

  • Como a lixiviação do concreto é relativamente simples e comum, é importante saber como lidar com ela. “Quando a manifestação patológica começar a aparecer, o tratamento da superfície se resume a uma limpeza para retirada do carbonato de cálcio”, comenta a especialista. Essa atividade é realizada simplesmente utilizando um jato d’água sob pressão.

Como ocorre a lixiviação na construção civil?

  • Na construção civil, a lixiviação é um processo patológico que ocorre nas estruturas de concreto, devido à infiltração de água, que dissolve e transporta cristais de hidróxidos de cálcio e magnésio, podendo formar depósitos de sais conhecido como eflorescência.

Qual a principal causa da lixiviação?

  • E, a principal causa da lixiviação é a utilização de cimentos que sejam mais puro, ou seja, que não possuam nenhum tipo de adição. Daí a importância de conhecer bem os aditivos para concreto.

Postagens relacionadas: