adplus-dvertising

Quais são as consequências da impermeabilização do solo?

Índice

Quais são as consequências da impermeabilização do solo?

Quais são as consequências da impermeabilização do solo?

Aquecimento global, risco de inundações, escassez de água e diminuição da biodiversidade são alguns dos principais impactos causados pela impermeabilização do solo. ... Apenas para conceitualizar, impermeabilizar o solo significa fazê-lo perder sua capacidade de absorver água.

Quais os efeitos da impermeabilização do solo nas áreas urbanas?

A impermeabilização é uma das principais causas das inundações e deslizamentos em áreas urbanas (TUCCI, 2009) pois diminui as áreas verdes, reduz a capacidade de infiltração de água no solo e aumenta a capacidade de escoamento, devido a adoção de condutos e superfícies que facilitam a rápida movimentação da água.

Como evitar impermeabilização do solo?

Veja abaixo:

  1. 1) Limites anuais para controlar a ocupação do solo. ...
  2. 2) Eficiência dos planos diretores para um crescimento urbano planejado. ...
  3. 3) Criação de Cinturões Verdes. ...
  4. 4) Revitalização de antigos terrenos e construções. ...
  5. Conclusão.

Quais os danos ambientais de uma baixa infiltração de água no solo?

Neste contexto, a diminuição da capacidade de infiltração contribui para diminuição da quantidade de água armazenada no solo, para o aumento de estresse hídrico na vegetação local, contribuindo com a redução da recarga do aquífero.

Qual a impermeabilização de uma edificação?

  • A impermeabilização é uma etapa muito importante de uma edificação, pois é ela que protege a estrutura e os demais elementos de possíveis patologias, como: fungos, infiltrações, manchas, oxidação, bolor, além da degradação de elementos que sofrem com intempéries, como esquadrias e portas.

Como a impermeabilização aumenta a vida útil das construções?

  • A impermeabilização aumenta a vida útil das construções, garantindo um ambiente mais salubre e agradável. Créditos: Shutterstock

Como é feita a impermeabilização da Fundação?

  • Porém, a impermeabilização pode ser feita na estrutura da fundação ou sobre esta, dependendo do tipo de produto que se utiliza. Os principais cuidados começam na fase de projeto: “a viga baldrame, por exemplo, deve ser mais larga do que a alvenaria, de forma que a camada impermeabilizante proteja todo o topo e as laterais da mesma”, destaca.

Qual a importância da impermeabilização nas construções brasileiras?

  • De acordo com Anderson Oliveira, coordenador da Sika e representante do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), a impermeabilização é a técnica que impede que a umidade presente no solo passe pela fundação, gerando patologias como eflorescência nas paredes – vale lembrar que esta patologia é uma das mais comuns nas construções brasileiras.

Postagens relacionadas: