O que é processo de laterização do solo?
O que é processo de laterização do solo?
Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico. ...
Qual é a diferença entre lixiviação e Laterização?
A lixiviação ocorre em regiões de clima muito chuvoso e é configurada quando a água da chuva leva os nutrientes superficiais do solo. A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro.
O que é um solo saprolítico?
Solos saprolíticos (sapro = decomposição): camada de solo proveniente da decom- posição da rocha matriz, herdando suas feições, com presença de minerais não estáveis. Heterogêneos e suceptíveis à erosão.
Quais são as causas da laterização?
- As causas da laterização podem estar associadas a processos naturais (solos muito desgastados pelo tempo) ou antrópicos, dos quais se destacam as queimadas e o desmatamento, que removem a proteção da superfície e deixam de fornecer materiais orgânicos.
Como ocorre a lateralização do solo?
- Laterização: Processo que ocorre devido ao intemperismo químico, associado à lavagem exaustiva pela lixiviação e resultando na formação de uma camada dura de hidróxido de ferro ou alumínio na superfície do solo alterando sua cor e modificando sua composição.
Qual é o processo de lateralização?
- O Processo De Laterização. A Laterização é um processo químico em que o solo acaba se enriquecendo de hidróxidos de ferro e/ou alumínio.
Quais as causas da degradação do solo?
- As causas da degradação do solo estão diretamente ligadas ao desmatamento, às queimadas e às ações do homem. A vegetação é de primordial importância para a circulação de nutrientes e para proteção do solo, ou seja, quando há ausência de vegetação no local, a terra fica desprotegida e mais suscetível à sua degradação.