O que é silício no corpo humano?
O que é silício no corpo humano?
O silício é um dos constituintes do tecido conjuntivo (tecidos ósseos, da cartilagem, dos tendões, dos músculos, e vasos sanguineos), tecido que representa cerca de 40% do organismo. Também está presente em muitos órgãos tais como o fígado, rins, pulmões, coração… na pele, no cabelo e unhas.
Qual a importância do Silício no corpo humano?
- Mesmo assim, a maioria de nós não está ciente da importância desse elemento para a saúde e de como a falta ou o excesso de silício se manifesta. O teor de silício no corpo humano é relativamente baixo – cerca de 1% – mas até agora não sabemos todas as funções executadas por este elemento no nosso organismo.
Qual a importância do Silício para a saúde?
- Uma quantidade suficiente de silício no corpo ajuda a combater não só resfriados e infecções virais respiratórias agudas, mas também doenças tão perigosas como infarto do miocárdio ou diabetes. Mesmo assim, a maioria de nós não está ciente da importância desse elemento para a saúde e de como a falta ou o excesso de silício se manifesta.
Por que o silício é benéfico?
- O silício é um dos microelementos mais benéficos, mas seu excesso pode ser muito mais perigoso do que sua deficiência. Felizmente, no entanto, essa condição é rara e é impossível provocá-la apenas comendo quantidades exageradas de alimentos ricos nesse mineral.
Por que a falta de silício afeta o sistema imunológico?
- A falta de silício provoca um forte enfraquecimento do sistema imunológico. Nesse caso não apenas os órgãos respiratórios sofrem, mas também os intestinos, dos quais os compostos do silício também removem microrganismos nocivos, bem como o sistema urogenital.