Qual é a causa de diverticulite?
Qual é a causa de diverticulite?
Diverticulite é uma doença intestinal marcada pela inflamação na parede interna do intestino. Ela pode ser leve, provocando sintomas como dor e estufamento da barriga — o tratamento aí costuma envolver remédio para diverticulite, repouso e hidratação.
Quem tem diverticulite pode comer pão?
Nos casos de diverticulose (sem inflamação nos divertículos), a recomendação para evitar uma nova crise (diverticulite) é uma dieta rica em fibras (frutas, verduras e vegetais crus, pão integral, arroz integral, feijões, farelo de aveia, farinha de linhaça, etc).
Como identificar a diverticulite aguda?
- Na maioria dos casos a diverticulite aguda é assintomática, sendo apenas identificada através da realização de exames diagnósticos realizados para investigar alguma outra alteração intestinal. No entanto, algumas pessoas podem relatar sinais e sintomas pouco específicos como:
Qual a causa da diverticulite?
- As complicações causadas pela diverticulite incluem a obstrução do intestino devido à cicatrização e abertura de um divertículo. Uma complicação rara, mas potencialmente fatal, chamada peritonite, pode ocorrer quando um ou mais divertículos se abrem, vazando micróbios causadores de infecção para a cavidade abdominal.
Qual a alimentação adequada para diverticulite?
- Na fase crônica, a alimentação para diverticulite adequada é fundamental para evitar crises e garantir qualidade de vida. Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas o consumo adequado de fibras – presentes em frutas, vegetais, legumes e grãos, principalmente – não só ajuda a prevenir o surgimento da doença, como é importante para evitar crises.
Como começar a dieta para diverticulite?
- No início, a dieta para diverticulite deve ter poucas fibras e conter apenas alimentos de fácil digestão. Para observar a tolerância por via oral, é recomendado iniciar a dieta com líquidos claros, que deve incluir sucos de frutas coados, além de poder ser consumida maçã, pêra e pêssego.