adplus-dvertising

Que fatores podem acelerar a pigmentação da pele?

Índice

Que fatores podem acelerar a pigmentação da pele?

Que fatores podem acelerar a pigmentação da pele?

A produção de melanina pode ser alterada por alguns fatores internos (reações inflamatórias ou hormonais) ou por fatores externos (exposição solar). Esta produção alterada de melanina pode provocar lesão de pigmentação (cabelo grisalho, vitiligo etc.)

Quando a pele não pigmenta?

Albinismo - é uma desordem genética rara que cause a deficiência parcial ou total da melanina na pele. Os povos com albinismo são chamados albinos e têm tipicamente o cabelo do pele, o branco, e os olhos pálidos do rosa.

Como diminuir a quantidade de melanina na pele?

- Usar filtro solar todos os dias; - Usar FPS alto; - Reaplicar a cada 3 horas, principalmente em casa de alta sudorese; - Evitar o sol das 10 às 15h (horas de maior incidência dos raios);

Como ocorre a pigmentação cutânea?

A melanina é produzida por células especializadas (melanócitos) que se encontram espalhadas entre as demais células na camada mais profunda (chamada camada basal) da camada superficial da pele. Depois de a melanina ser produzida, difunde-se para outras células cutâneas próximas.

Quais são os pigmentos que dão cor à pele?

Melanina (do gregomélanos, “escuro”), o pigmento responsável pela coloração da pele, é normalmente associado à proteção solar: ao absorver luz, protege o organismo dos raios solares.

Por que a pele perde o seu pigmento?

  • Por vezes, a pele perde o seu pigmento, após sofrer de algumas doenças de pele, como as vesículas, úlceras, queimaduras ou infeções cutâneas. Contudo, nestes casos, a pele pode recuperar a pigmentação. Até lá, pode sempre usar cosméticos capazes de disfarçar estas manchas cutâneas.

Como é feita a despigmentação da pele?

  • A despigmentação da pele através de tratamento estético é muito utilizada para retirar manchas da pele, como manchas solares, hiperpigmentação causada por cicatrizes, terapias hormonais entre outras. Esse tratamento é baseado na esfoliação da pele de forma mecânica e/ou química.

Por que o pigmento afeta a pele?

  • Carateriza-se por uma quantidade reduzida de pigmento. Normalmente, afeta apenas pequenas áreas da pele e deve-se a um processo inflamatório prévio da pele. Em casos raros, pode estar relacionado com uma doença hereditária.

Qual o efeito da hiperpigmentação na pele?

  • A hiperpigmentação também constituir um efeito colateral de certos tratamentos hormonais. À medida que a pele envelhece, o número de células produtoras de melanina (conhecidas como melanócitos) diminui, mas as restantes aumentam de tamanho e a sua distribuição cutânea torna-se menos uniforme.

Postagens relacionadas: