adplus-dvertising

O que é a depressão infantil?

Índice

O que é a depressão infantil?

O que é a depressão infantil?

A depressão infantil é como a depressão em adultos. A criança se torna mais quieta, mais desinteressada e mais volúvel. Suas emoções oscilam, tornando seu comportamento confuso. Mas, para os pais, essa mudança no modo de agir pode ser vista como “apenas uma fase” do crescimento.

O que fazer com a depressão infantil?

Para tratar a depressão infantil, geralmente, são utilizados medicamentos antidepressivos, como Fluoxetina, Sertralina ou Imipramina, por exemplo, sendo também muito importante a realização de psicoterapia e estímulos à socialização da criança, com participação em atividades recreativas e esportivas.

Como saber se seu filho tem depressão?

Atenção para alterações no comportamento

  1. Tristeza o tempo todo.
  2. Preocupações ou medos recorrentes.
  3. Obsessões ou hábitos compulsivos que interferem no cotidiano.
  4. Agressividade frequente.
  5. Queixas físicas frequentes, como dores de barriga ou cabeça.
  6. Problemas de sono.

Como trabalhar a depressão na infância?

O tratamento em geral envolve psicoterapia (aconselhamento) e, por vezes, medicação. O aconselhamento muitas vezes envolve a família, e com frequência procura ajudar um jovem a aprender a reconhecer e controlar seus pensamentos e sentimentos, e ensiná-lo habilidades saudáveis para enfrentá-los.

Como saber se o jovem está com depressão?

Os sintomas de depressão que o adolescente pode apresentar podem ser:

  1. Tristeza;
  2. Cansaço constante;
  3. Problemas de memória e concentração;
  4. Alterações de humor;
  5. Choro frequente;
  6. Falta de interesse ou prazer nas atividades diárias;
  7. Diminuição do apetite;
  8. Perda ou ganho de peso;

Como identificar quando uma pessoa está com depressão?

13 Sintomas de depressão

  1. Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente;
  2. Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo.
  3. Irritabilidade.
  4. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo.
  5. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades.
  6. Diminuição da energia ou fadiga.
  7. Mover ou falar mais devagar.

Tem como uma criança ter depressão?

Nem os pequenos estão livres da depressão. Apesar de não muito frequente – as estatísticas mostram que a prevalência da doença está entre 0,2% a 7,5% das crianças brasileiras abaixo de 14 anos – é preciso saber que nelas, os sinais da doença são bem diferentes dos de adultos.

Como evitar a depressão em crianças?

Para contornar, é interessante apresentar para a criança outras formas de ser e de lidar com o mundo. Na infância, os exemplos de comportamento e pensamento são os maiores influenciadores de personalidade”, frisou. Os primeiros sinais de que a criança pode estar com depressão são físicos.

O que causa a depressão nos jovens?

Trata-se de uma combinação de inúmeros fatores, o que inclui propensão genética e o ambiente no qual a pessoa está inserida. A depressão na adolescência é muito comum justamente porque é um momento no qual o jovem sofre tanto com fatores internos de autoestima e autoaceitação, como todos os fatores externos.

Como identificar os sintomas da depressão infantil?

  • Depressão infantil: como identificar os sintomas e tratar o problema em crianças. A depressão está presente em 1% a 2% das crianças em idade pré-escolar e entre 3% a 8% dos adolescentes. Até o final da adolescência, uma em cada cinco crianças terão apresentado um episódio depressivo mais ou menos grave.

Quais são os sintomas de depressão na primeira infância?

  • Embora estes sinais de depressão sejam comuns nas crianças, eles podem ser mais específicos para cada idade da criança. 6 meses a 2 anos. Os principais sintomas de depressão na primeira infância, que ocorre até aos 2 anos, são recusa alimentar, pouco peso, estatura pequena e atraso da linguagem e distúrbios do sono. 2 a 6 anos

Por que a depressão está presente em crianças?

  • A depressão está presente em 1% a 2% das crianças em idade pré-escolar e entre 3% a 8% dos adolescentes. Até o final da adolescência, uma em cada cinco crianças terão apresentado um episódio depressivo mais ou menos grave.

Como curar a depressão na infância?

  • Para curar a depressão na infância é necessário ter acompanhamento do pediatra, psicólogo, psiquiatra, familiares e professores e o tratamento deve durar pelo menos 6 meses para evitar recaídas. Normalmente, até os 9 anos o tratamento é feito apenas com sessões de psicoterapia com um psicólogo infantil.

Postagens relacionadas: