adplus-dvertising

O que é apneia do sono grave?

Índice

O que é apneia do sono grave?

O que é apneia do sono grave?

A apneia obstrutiva do sono é um transtorno do sono comum e potencialmente grave. A via aérea torna-se repetidamente bloqueada pelo relaxamento dos tecidos da faringe e da base da língua, limitando a quantidade de ar que atinge os pulmões.

O que acontece se não tratar a apneia do sono?

Se não for tratada, a apneia do sono pode apresentar riscos graves à saúde em curto e longo prazo. No caso das doenças ligadas ao coração, como hipertensão arterial, infarto e insuficiência cardíaca, a apneia provoca o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Qual a razão do problema da apneia do sono?

  • O CPAP é considerado o padrão-ouro no tratamento da apneia do sono. Quando a razão do problema é uma incorreção anatômica — na arquitetura da face ou nas amígdalas, por exemplo — indicam-se cirurgias. Ficou com algúma dúvida? Então confira o SAÚDE em 90 Segundos que fizemos sobre a apneia do sono:

Como ocorre a apneia central do sono?

  • Apneia central do sono: acontece, geralmente, após alguma doença que causa lesão cerebral e altera a sua capacidade de regular o esforço respiratório durante o sono, como em casos de tumor cerebral, pós-AVC ou doenças degenerativas do cérebro, por exemplo;

Por que a apneia do sono não tratada?

  • A apneia do sono não tratada é um factor de risco acrescido para doenças graves: diabetes, hipertensão arterial, arritmias cardíacas, AVC, insuficiência cardíaca, entre outros. Além disso, a apneia do sono, pode causar disfunção sexual nos homens.

Como confirmar o diagnóstico da apneia do sono?

  • Como confirmar o diagnóstico. O diagnóstico definitivo da síndrome da apneia do sono é feito com a polissonografia, que é um exame que analisa a qualidade do sono, medindo as ondas cerebrais, os movimentos dos músculos da respiração, a quantidade de ar que entra e sai durante a respiração, além da quantidade de oxigênio no sangue.

Postagens relacionadas: