Qual a causa da colestase na gravidez?
Índice
- Qual a causa da colestase na gravidez?
- Como diagnosticar colestase na gravidez?
- Como saber se está com colestase?
- Como evitar a colestase na gravidez?
- Quem tem colestase pode ter parto normal?
- Qual exame para detectar a colestase?
- Qual Exame de sangue detecta colestase gestacional?
- Que exame detecta colestase?
- Como é o diagnóstico da colestase gestacional?
- Qual a causa da colestase?
- Quais são os sintomas da colestase da gravidez?
- Quais são os sintomas da colestase obstétrica?
Qual a causa da colestase na gravidez?
A causa exata da colestase gestacional é desconhecida, mas alguns fatores podem contribuir para o aparecimento, como história de colestase gestacional na família, gravidez de gêmeos ou mais bebês, ou problemas no fígado anterior à gestação.
Como diagnosticar colestase na gravidez?
A colestase hepática é diagnosticada quando a gestante apresenta as seguintes alterações:
- Coceira intensa e persistente, principalmente nas mãos e nos pés, iniciada no 3º trimestre de gravidez.
- Níveis sanguíneos elevados de bilirrubina.
- Níveis sanguíneos elevados de transaminases (TGO e TGP).
Como saber se está com colestase?
Os sintomas característicos da colestase são icterícia , urina escura, fezes claras e coceira generalizada. Icterícia é a coloração amarela da pelo e dos olhos, que resulta do excesso de bilirrubina depositada na pele, e a urina escura por um aumento da bilirrubina excretada pelos rins.
Como evitar a colestase na gravidez?
A colestase obstétrico não é agravada geralmente pela entrada do álcool. Contudo, as mulheres gravidas devem evitar beber o álcool para impedir o dano a seu bebê. Se de todo bebem a quantidade deve ser limitada a não mais de uma ou dois unidades do álcool um ou duas vezes por semana.
Quem tem colestase pode ter parto normal?
O médico adverte que nos casos de mulheres com colestase gravídica, o risco de morte fetal é 15% maior que numa gravidez normal e o único tratamento eficaz e conhecido é o parto.
Qual exame para detectar a colestase?
– Gama glutamil transferase (gama GT) ou transaminase GGT, exame que auxilia no diagnóstico de colestase hepatobiliar e detecta o consumo de álcool pelo paciente.
Qual Exame de sangue detecta colestase gestacional?
Análises de sangue para a colestase intrahepatic da gravidez (ICP) Um teste inicial é uma análise de sangue rotineira. Isto igualmente inclui o teste de função do fígado. Os testes de função do fígado (LFT) olham os níveis de bilirrubina e de enzimas que mostram a saúde do fígado.
Que exame detecta colestase?
– Gama glutamil transferase (gama GT) ou transaminase GGT, exame que auxilia no diagnóstico de colestase hepatobiliar e detecta o consumo de álcool pelo paciente.
Como é o diagnóstico da colestase gestacional?
- O diagnóstico da colestase gestacional é feito através da avaliação da história clínica da paciente e de exames de sangue que avaliam o funcionamento do fígado.
Qual a causa da colestase?
- Alguns especialistas acreditam que o estrogênio e progesterona, hormônios sexuais que tem sua produção aumentada durante a gravidez, são a causa da colestase. Mulheres com essa condição teriam uma sensibilidade particularmente alta aos níveis elevados desses hormônios e isso pode afetar a sua função hepática.
Quais são os sintomas da colestase da gravidez?
- → Sintomas: o principal sintoma da colestase da gravidez é uma intensa coceira, principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés, que costuma manifestar-se a partir da 30ª semana de gravidez. Icterícia, enjoos e perda do apetite também podem surgir.
Quais são os sintomas da colestase obstétrica?
- Os principais sinais e sintomas da colestase obstétrica surgem a partir do 3º trimestre de gravidez e são provocados pelo aumento da concentração de bilirrubina no sangue e sua consequente deposição na pele.