O que pode causar a cistite?
O que pode causar a cistite?
Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).
Quais são os sintomas de cistite?
As manifestações mais frequentes da cistite são:
- Dor ou ardor ao fazer xixi;
- Vontade de urinar o tempo todo (e quando a pessoa vai ao banheiro quase não há urina);
- Dor no baixo ventre;
- Urina escura, turva, com presença de sangue ou com cheiro estranho;
- Fraqueza, irritabilidade ou mal-estar.
O que é bom para cistite remédio caseiro?
Outra boa opção para tratar a cistite naturalmente é fazer um banho de assento com água morna e vinagre porque esta mistura torna o pH da região íntima mais alcalino, dificultando a proliferação de bactérias que causam a cistite, e consequentemente ajudam no tratamento da cistite.
Qual a diferença de cistite é infecção urinária?
Cistite e infecção urinária têm sintomas muito parecidos, mas não são a mesma doença. Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra.
Como se trata a cistite?
- O tratamento da cistite que se desenvolve como uma complicação da quimioterapia ou radioterapia incide sobre o manejo da dor, geralmente com medicamentos e hidratação para expulsar substâncias irritantes da bexiga. A maioria dos casos de cistite induzida por quimioterapia tende a se resolver algum tempo após a conclusão da terapia.
Quando a cistite é de causa infeciosa?
- Quando a cistite é de causa infeciosa existe uma bactéria ou fungo na bexiga. Mas existem outros tipos de cistite e alguns não são causados por infecções como, por exemplo, a cistite actínica (provocada por radioterapia) e a cistite intersticial (causada por perda da camada protetora da parede da bexiga).
Qual a causa da cistite intersticial?
- A cistite intersticial causa dor principalmente quando a bexiga está cheia. Nessa situação, percebe-se um aumento da sensibilidade da bexiga. Seus sintomas são dor na bexiga, dor na pelve, aumento da frequência e da urgência urinária, dificuldade de urinar e noctúria (urinar com frequência durante a noite).
Como ocorre a cistite mal tratada?
- Como consequência de uma cistite mal tratada pode ocorrer a migração das bactérias da bexiga para os rins (pielonefrite) tornando o caso mais grave. Quando atingem os rins, surgem sintomas como febre, dor lombar intensa e vômitos.