adplus-dvertising

Como se pega Streptococcus na gestação?

Índice

Como se pega Streptococcus na gestação?

Como se pega Streptococcus na gestação?

A transmissão da bactéria se dá habitualmente após a rotura da bolsa ou durante a passagem do bebê pelo canal vaginal. As complicações derivadas da infecção neonatal podem ocorrer precocemente, nas primeiras horas de vida do bebê, ou tardiamente, somente semanas depois do parto.

Como funciona o exame do cotonete para gestante?

Exame do cotonete na gravidez Esse exame é feito no laboratório e consiste na coleta, usando um swab, de amostras da vagina e do ânus, já que são os locais em que se pode verificar com mais facilidade a presença dessa bactéria.

Quais infecções por estreptococos?

Infecções estreptocócicas. Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.

Como é feito o exame de Streptococcus na gravidez?

  • Entenda como é feito o exame para identificar a presença de Streptococcus do grupo B na gravidez. Como tratar: o tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos, sendo os mais comumente indicados pelo médico Penicilina, Cefalosporina, Eritromicina e Cloranfenicol. 3.

Quais são as bactérias do gênero Streptococcus?

  • As bactérias do gênero Streptococcus são pequenas e imóveis, já que não possui a estrutura responsável pela locomoção, que são os flagelos. Além disso, a maioria das espécies são anaeróbias facultativas, ou seja, são capazes de crescer em ambientes com ou sem oxigênio, e possuem temperatura ótima de crescimento em torno de 37ºC.

Qual a causa da infecção por streptococcus do Grupo B?

  • A infecção por Streptococcus do grupo B pode acontecer em qualquer pessoa, no entanto é mais frequente em gestantes, recém-nascidos, pessoas acima dos 60 anos e pessoas que possuam doenças crônicas, como insuficiência cardíaca congestiva, diabetes, obesidade ou câncer, por exemplo.

Qual a bactéria responsável pela gravidez?

  • Não é a mesma bactéria que o estreptococo A, responsável por várias infecções, como as amigdalites. O exame é simples, feito com uma espécie de cotonete (daí o apelido), que coleta amostras da vagina e da região do ânus, entre a 35a e a 37a semana da gravidez. Depois de alguns dias, vem o resultado: positivo ou negativo.

Postagens relacionadas: