adplus-dvertising

Como saber se tenho Síndrome de Savant?

Índice

Como saber se tenho Síndrome de Savant?

Como saber se tenho Síndrome de Savant?

A Síndrome de Savant geralmente é considerada como um transtorno global do desenvolvimento do tipo autismo caracterizado por uma capacidade de memorização elevada e resolução de problemas matemáticos aliada a um déficit de inteligência e dificuldades de interação social.

O que é autismo Savant?

A Síndrome de Savant ou Síndrome do Sábio porque Savant em francês significa sábio, é um distúrbio psíquico raro onde a pessoa possui graves défices intelectuais. Nesta síndrome, a pessoa tem sérias dificuldades em se comunicar, compreender o que lhe é transmitido e estabelecer relações interpessoais.

O que um portador desta síndrome é capaz de fazer?

A pessoa com síndrome de down é, portanto, plenamente capaz para agir livremente nas questões existenciais, mas, uma vez que, de forma fundamentada, sofra a curatela, exercerá indiretamente contratos ou disposição de bens.

Quantas pessoas tem Síndrome de Savant?

As habilidades savants são sempre ligadas a uma memória extraordinária, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito. Essa síndrome pode ser encontrada em, mais ou menos uma em cada 10 pessoas com autismo e em, aproximadamente, uma em cada 2 mil com danos cerebrais ou deficiência intelectual.

Quem foi Savant?

O primeiro cientista a diagnosticar o savantismo foi J. Langdon Down, cujo sobrenome batizou a síndrome de Down. Ele chamava os portadores de “idiot savant” (“idiota prodígio”, em francês), mas a expressão se tornou politicamente incorreta.

O que é a Síndrome de Savant inglês?

A Síndrome de Savant é um distúrbio psíquico raro que faz com que algumas pessoas tenham habilidades intelectuais extraordinárias, conhecidas também como “ilhas de genialidade” e "prodígios".

Como adquirir Síndrome de Savant?

Desta forma, a síndrome é diagnosticada com mais frequência em crianças, porém o savantismo também pode ser “adquirido” na idade adulta após traumas cerebrais, meningite, ataques de epilepsia ou devido a um derrame cerebral. Além disso, a condição geralmente afeta de quatro a seis vezes mais os homens.

Quais são as habilidades da síndrome de Savant?

  • Embora isso pareça improvável, essas são habilidades muito comuns em pessoas com Síndrome de Savant. Uma em cada dez pessoas dentro do espectro autista tem tais habilidades notáveis em graus variados, embora a Síndrome de Savant possa ocorrer em outras síndromes do desenvolvimento ou outras situações.

Quando começou a nomenclatura Síndrome de Savant?

  • Em 1988, por causa do cunho pejorativo do termo, foi proposta a nova nomenclatura Síndrome de Savant. Atualmente, sabe-se que pessoas com Síndrome de Savant têm, geralmente, QI (Quociente de inteligência) entre 40 e 70 - embora possa ser encontrada em outras com QIs de até 114.

Por que a síndrome de Savant é mais comum em autistas?

  • Síndrome de Savant costuma ser mais comum em autistas - Foto: Shutterstock. Desta forma, a síndrome é diagnosticada com mais frequência em crianças, porém o savantismo também pode ser “adquirido” na idade adulta após traumas cerebrais, meningite, ataques de epilepsia ou devido a um derrame cerebral.

Quais são os defeitos do savantismo?

  • TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) Desta forma, a síndrome é diagnosticada com mais frequência em crianças, porém o savantismo também pode ser “adquirido” na idade adulta após traumas cerebrais, meningite, ataques de epilepsia ou devido a um derrame cerebral. Além disso, a condição geralmente afeta de quatro a seis vezes mais os homens.

Postagens relacionadas: