O que é Mordedura em uma solda?
Índice
- O que é Mordedura em uma solda?
- Qual a principal causa de mordeduras na solda?
- Qual é a causa da porosidade na solda?
- O que é sobreposição na soldagem?
- O que é soldabilidade?
- O que é porosidade no processo de soldagem Quais são as principais causas de porosidade no cordão de solda?
- O que é descontinuidade em soldagem?
- Quais os artifícios recomendados para evitar as trincas de soldagem?
- Por que a solda é errada?
- Como evitar esses defeitos em soldas?
- Como evitar o aparecimento de mordeduras?
- Quais são as principais descontinuidades do cordão de solda?
O que é Mordedura em uma solda?
2 - MORDEDURA - ERRO SOLDAGEM A mordedura é uma descontinuidade superficial que ocorre na lateral do cordão de solda, uma erosão causada pelo metal base na interface da solda. Isso pode causar falhas prematuras de uma peça ou estrutura. Ela ocorre quando muito metal base é absorvido pela região da solda.
Qual a principal causa de mordeduras na solda?
As mordeduras ocorrem quando o chanfro do metal base funde próximo ao pé da solda, e não é preenchido pelo metal de solda. Isto causa uma área mais fraca no pé da solda e frequentemente leva a trincas.
Qual é a causa da porosidade na solda?
Porosidade trata-se de um defeito em forma de cavidade que surge devido ao aprisionamento de gases durante a solidificação do metal de solda. ... De modo geral, na soldagem a arco, os principais parâmetros de soldagem são a tensão e corrente do arco, e a velocidade de soldagem.
O que é sobreposição na soldagem?
Sobreposição – Excesso de metal da zona fundida sobreposto ao metal de base na margem da solda, sem estar fundido ao mesmo (Fig. 22). É geralmente causado por uma alta taxa de deposição.
O que é soldabilidade?
Qualidade do que é soldável ou se pode soldar (ex.: este aço tem boa soldabilidade).
O que é porosidade no processo de soldagem Quais são as principais causas de porosidade no cordão de solda?
A porosidade se refere às descontinuidades de tipo cavidade ou poros formados pelo aprisionamento de gases durante a solidificação do metal de solda derretido. A porosidade reduz a força de uma solda. Nas soldas por arco, é causada pelos gases dissolvidos que estão geralmente presentes em um metal de solda derretido.
O que é descontinuidade em soldagem?
Designa-se como descontinuidade a qualquer interrupção da estrutura típica (ou esperada) de uma junta solda. Neste sentido, pode-se considerar, como descontinuidade, a falta de homogeneidade de características físicas, mecânicas ou metalúrgicas do material ou da solda.
Quais os artifícios recomendados para evitar as trincas de soldagem?
O aquecimento por indução é recomendado como uma ótima forma de evitar o hidrogênio difusível por meio do aquecimento uniforme em toda a peça.
Por que a solda é errada?
- Polaridade errada; deveria ser CC+. Junta de solda muito estreita. É de extrema importância você conhecer estes defeitos na soldagem mig. Isso irá te possibilitar entender melhor as dificuldades durante a solda e saber como agir quando estes problemas surgirem. Quer saber mais sobre soldagem para ajudar você ou sua empresa? O que a Alusolda faz?
Como evitar esses defeitos em soldas?
- Olá, Eng. Felipe Jacob aqui novamente e hoje vamos falar um pouco sobre 6 defeitos comuns em soldas realizadas pelo processo SMAW (Shielded Metal Arc Welding, ou Eletrodo Revestido) e principalmente, falaremos também sobre como evitar que esses problemas aconteçam em campo ou na fábrica. Defeito nº 1 – Respingos.
Como evitar o aparecimento de mordeduras?
- Corrente de soldagem (amperagem) muito alta também favorece o aparecimento de mordeduras. Aqui vale os mesmos cuidados prescritos no item 1 para evitar essa falha: limpeza, estufa e controle de corrente e velocidade de soldagem adequada.
Quais são as principais descontinuidades do cordão de solda?
- Abaixo citamos as principais descontinuidades que podem ser encontradas no processo, juntamente com a figura ilustrativa acompanhando uma tabela ou descrição com as causas e ações corretivas sobre cada situação. Conceito: São cortes contínuos ou intermitentes, que podem firma-se na região de fusão entre o cordão de solda e o metal de base.