O que causa a alternância de estações do ano entre os Hemisferios?
Índice
O que causa a alternância de estações do ano entre os Hemisferios?
O eixo de rotação da Terra é a linha imaginaria que une o pólo Norte ao pólo Sul e sua inclinação faz com que, em certas épocas do ano, um hemisfério receba a luz do Sol mais diretamente que o outro hemisfério. Isto é a principal causa das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Quais as consequências das estações do ano?
A ocorrência das estações do ano é a consequência do movimento de translação, devido à iluminação desigual dos hemisférios. Quando um dos hemisférios estiver recebendo mais luz significa que o Sol está em seu posicionamento máximo, ao norte ou ao sul, em relação ao eixo de inclinação da Terra.
Como é cada estação do ano?
Estações do ano no Hemisfério Norte Primavera: de 20 de março a 21 de junho. Verão: de 21 de junho a 23 de setembro. Outono: de 22 ou 23 de setembro a 22 de dezembro. Inverno: de 22 de dezembro a 20 de março.
Por que as estações do ano apresentam luminosidades diferentes?
São elas: primavera, verão, outono e inverno. Sua ocorrência deve-se ao fato de que a Terra realiza movimentos em torno de seu próprio eixo (rotação) e em torno do Sol (translação), fazendo com que a incidência de raios solares seja desigual nos Hemisférios Norte e Sul.
Qual is a S explicação oes para que as estações ocorram de forma distinta em todo o mundo?
Inclinação do eixo da Terra e incidência da luz solar de forma distinta nos hemisférios são causas das estações do ano. ... Devido à inclinação da Terra, a luz solar incide sob diferentes ângulos e, portanto, com diferente intensidade nos hemisférios Norte e Sul.