O que fazer quando se está com conjuntivite?
O que fazer quando se está com conjuntivite?
Como cuidar da conjuntivite?
- Evite aglomerações ou piscinas de academias ou clubes;
- Lave com frequência o rosto e as mãos;
- Faça compressas nos olhos com água gelada filtrada, ou com soro fisiológico;
- Evite coçar os olhos;
- Prefira as toalhas de papel, ao invés de toalhas de tecido para enxugar o rosto e as mãos;
Como saber que você está com conjuntivite?
Como identificar a conjuntivite viral
- Coceira;
- Sensação de areia nos olhos;
- Dor ao olhar para a luz;
- Visão borrada;
- Pálpebras inchadas;
- Olhos lacrimejantes.
Por que a conjuntivite viral é contagiosa?
- A conjuntivite viral é tão contagiosa que se um paciente coçar os olhos e tocar em um objeto, outras pessoas podem se contaminar através deste. Ao contrário do que muita gente pensa, a conjuntivite não costuma ser transmitida pelo ar. Ao ver uma pessoa com conjuntivite, você não precisa sair correndo para longe dela.
Quando começa o quadro de conjuntivite viral?
- O quadro de conjuntivite viral normalmente começa em um dos olhos, transmitindo-se para o outro 24 a 48 horas depois. A conjuntivite viral é auto-limitada, curando-se sozinha após 7 a 10 dias, sem necessidade de tratamento específico. O período de contágio costuma durar todo o tempo em que o olho permanece vermelho. Conjuntivite bacteriana
Por que a conjuntivite pode ser causada?
- A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite alérgica ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Como saber se é conjuntivite viral ou bacteriana?
- Os sintomas da conjuntivite viral ou bacteriana são muito semelhantes e, por isso, a melhor forma de saber se realmente é conjuntivite viral consiste em ir no oftalmologista. O médico poderá fazer o diagnóstico apenas com avaliação dos sintomas, mas também pode fazer um teste das lágrimas, onde procura a presença de vírus ou bactérias.