Como se forma a chuva de granizo?
Como se forma a chuva de granizo?
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
Onde ocorre a função do granizo?
A formação do granizo ocorre nas nuvens do tipo cumulonimbus (as de tempestade), . No interior delas existem correntes de ar ascendentes e descendentes que ficam levando o vapor d'água condensado acima do que chamamos de linha Isotérmica, que é de 0ºC e depois o "arrastam" abaixo desta linha.
Quais os danos que uma chuva de granizo pode ocasionar?
- Os principais danos que uma chuva de granizo pode ocasionar são: Prejuízos à agricultura, especialmente quando são cultivos mais sensíveis, como é o caso do trigo, do milho, soja e tabaco. As frutas, legumes e verduras também podem ser muito prejudicas pelos fragmentos de gelo.
Como se forma a chuva de granizo?
- Como se forma a chuva de granizo? Gelo acumulado na Rua Girassol,no bairro Vila Madalena. (Crédito: Frederic Jean) As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo.
Qual o fenômeno do granizo?
- O granizo é um fenômeno atmosférico resultante da precipitação de pelotas de gelo, sua formação é semelhante à da chuva e da neve, pois as mesmas são formadas no interior das nuvens pelo processo de condensação de minúsculos cristais de gelo e gotículas de água. Estas se aglutinam ao redor dos núcleos de condensação ...
Qual a forma de precipitação do granizo?
- O granizo é uma forma de precipitação, que é um fenômeno meteorológico caracterizado pela queda de água do céu. Além do granizo, existe ainda a precipitação de neve e de chuva. Ao contrário da chuva, esse tipo de precipitação é caracterizada pela queda de pedras de gelo do céu (Foto: depositphotos)