O que é doença de Fournier?
Índice
- O que é doença de Fournier?
- O que é gangrena de Fournier?
- Como fazer curativo em Síndrome de Fournier?
- Como se contrai a bactéria que come carne humana?
- Quem descobriu a síndrome de Fournier?
- Como se faz um curativo na virilha?
- Será que a síndrome de Fournier é contagiosa?
- Como ocorre a síndrome de Fournier?
- Por que essas bactérias atuam nas regiões genitais?
O que é doença de Fournier?
A síndrome de Fournier se caracteriza por infecção necrotizante perineal que acomete os planos profundos do escroto, pênis, períneo e que pode se estender à raiz da coxa e abdome inferior. Seu início é insidioso, tem progressão fulminante, leva a grandes perdas teciduais e muitas vezes ao óbito1.
O que é gangrena de Fournier?
Gangrena de Fournier (GF) é uma doença infecciosa grave de partes moles, de rápida progressão, que acomete a região genital e áreas adjacentes, caracterizada por intensa destruição tissular, envolvendo o tecido subcutâneo e a fáscia.
Como fazer curativo em Síndrome de Fournier?
Muitos autores indicam o curativo com mel no local, sendo um adjuvante ao tratamento, que tem demonstrado ser eficaz auxiliando no controle do edema e do processo inflamatório, morte das bactérias patogênicas, desbridamento de pontos necróticos e melhor cicatrização da ferida, porém o mesmo não se dá no Brasil.
Como se contrai a bactéria que come carne humana?
A bactéria penetra no corpo por meio de rupturas na pele, que podem ser arranhões, cortes e até picadas de insetos. Ela impede a circulação sanguínea, fazendo com que o tecido morra e a pele se decomponha, podendo resultar na perda dos membros.
Quem descobriu a síndrome de Fournier?
Jean Alfred Fournier – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como se faz um curativo na virilha?
Principais tipos de curativos
- Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico;
- Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo;
- Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.
Será que a síndrome de Fournier é contagiosa?
- Síndrome de Fournier é contagiosa? A Síndrome de Fournier não é contagiosa. ?É uma infecção causada por bactérias que se proliferam demais numa pessoa, geralmente, com algum problema de imunidade comprometida?, diz Bruno Resende, urologista do Vera Cruz Hospital.
Como ocorre a síndrome de Fournier?
- A síndrome de Fournier se inicia com uma trombose vascular subcutânea e com a necrose dos tecidos que ocorrem devido ao efeito sinérgico das bactérias. A necrose que acontece nos tecidos, por sua vez, amplia ainda mais a entrada de outras bactérias em áreas que ainda não foram afetadas, aumentando o problema de maneira considerável.
Por que essas bactérias atuam nas regiões genitais?
- Estas bactérias atuam, principalmente, nas regiões genitais, perineal e perianal. O urologista francês Jean Alfred Fournier, em trabalhos publicados entre os anos de 18, relatou, com muitos detalhes, este problema, sendo feita uma homenagem ao mesmo para dar o nome a esta doença, podendo ser chamada também como gangrena de Fournier.