Como aliviar os sintomas da alergia à proteína do leite?
Índice
- Como aliviar os sintomas da alergia à proteína do leite?
- Qual o leite indicado para bebê com alergia à proteína do leite?
- O que a alergia ao leite pode causar?
- Quem tem alergia à proteína do leite pode ingerir lactose?
- Como o bebé pode apresentar alergia à proteína do leite?
- Por que a alergia às proteínas do leite de vaca?
- Qual a verdadeira forma de alergia ao leite?
- Quais são as proteínas mais alergênicas?
Como aliviar os sintomas da alergia à proteína do leite?
O tratamento deve ser feito com a utilização de fórmulas alimentares com proteína extensamente hidrolisada ou com fórmulas de aminoácido. No caso de APLV na vigência de aleitamento natural exclusivo, a mãe deve deixar de consumir leite de vaca e derivados.
Qual o leite indicado para bebê com alergia à proteína do leite?
O leite adequado para a criança tomar deve ser indicado pelo pediatra, pois deve ser um leite completo, mas sem apresentar a proteína do leite de vaca que causa alergia. Alguns exemplos de fórmulas lácteas indicadas para estes casos são Nan Soy, Pregomin, Aptamil e Alfaré.
O que a alergia ao leite pode causar?
Alergia ao leite IgE-mediada Em alguns casos podem ocorrer dor abdominal, com náuseas, vómitos e diarreia, mas são de aparecimento rápido após a ingestão; Podem ocorrer manifestações graves, com envolvimento de vários sistemas do organismo, são os casos de anafilaxia, ou choque anafilático.
Quem tem alergia à proteína do leite pode ingerir lactose?
Não, pois a alergia à proteína do leite de vaca é diferente da intolerância à lactose e o seu tratamento também. A lactose é o que se conhece popularmente como o “açúcar do leite”. Ela é constituída pela união de uma molécula de glicose e uma molécula de galactose.
Como o bebé pode apresentar alergia à proteína do leite?
- O bebé com alergia à proteína do leite, apresenta sintomas imediatos ou em no máximo duas horas após a exposição; As manifestações mais frequentes são manchas na pele, manchas vermelhas, “comichão” ou “coceira”, urticária e angioedema. O bebé pode apresentar urticária apenas no local de contato com o leite (peri-oral);
Por que a alergia às proteínas do leite de vaca?
- Já a alergia às proteínas do leite de vaca, ou APLV, é causada por proteínas e o sistema imune está diretamente implicado, sendo a caseína, a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina as principais proteínas do leite de vaca envolvidas na alergia. Quanto aos sintomas também há diferenças.
Qual a verdadeira forma de alergia ao leite?
- A verdadeira forma de alergia ao leite difere da intolerância à lactose ou à proteína do leite, já que o problema da intolerância nunca envolve o sistema imunológico de uma pessoa. Por causa disso, a intolerância ao leite requer diferentes tipos de tratamento, desde a pura alergia ao leite.
Quais são as proteínas mais alergênicas?
- Elas são formadas por aminoácidos e possuem algumas regiões chamadas de epítopos, que são as regiões mais alergênicas das proteínas alimentares, sendo reconhecidas pelo sistema imunológico como corpos estranhos e causando as reações alérgicas.