O que é Microlitíase testicular?
Índice
- O que é Microlitíase testicular?
- Quem tem Microlitiase pode ter filhos?
- O que quer dizer Microlitiase?
- Qual o tratamento para Microlitiase?
- O que é Microlitíase bilateral?
- O que é microcalcificações?
- O que é Microlitíase testicular bilateral?
- O que significa Microlitíase testicular bilateral?
- É recomendado como parte do tratamento da litíase renal?
- Como é desenvolvida a litíase renal?
O que é Microlitíase testicular?
A microlitíase testicular (MT) é uma patologia pouco comum que atinge geralmente os dois testículos e é caracterizada por pequenas calcificações no lumen dos tubulos seminiferos.
Quem tem Microlitiase pode ter filhos?
As mais relevantes são infertilidade e maior chance de ocorrência de tumores testiculares. Nem sempre essas condições estão relacionadas à microlitíase, porém, como existem situações em que elas podem caminhar juntas, sempre que encontramos microlitíase, devemos investigá-las.
O que quer dizer Microlitiase?
Microlitíase nada mais é do que a presença de pequenas estruturas feitas de cálcio que se localizam dispersas por todo o interior dos testículos, mais precisamente, no interior dos pequenos túbulos que os compõem (o interior dos testículos não é maciço como muitos imaginam, mas composto por um verdadeiro enovelado de ...
Qual o tratamento para Microlitiase?
A microlitíase testicular é relativamente frequente na população masculina, podendo atingir até 5% dos homens. Não existe tratamento medicamentoso ou cirúrgico para essa condição.
O que é Microlitíase bilateral?
Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico. Podem causar perda de sangue na urina (hematúria), infeções renais (pielonefrite) ou cólica renal.
O que é microcalcificações?
Microcalcificações – são vistas como pequenos pontos brancos na mamografia, medindo cerca de 1 milímetro. Podem ser isoladas (o que sugere normalmente uma condição benigna) e visualizadas em uma ou várias regiões da mama ou ainda se apresentar em grupamentos com poucas até várias dezenas de pontos calcificados.
O que é Microlitíase testicular bilateral?
A microlitíase testicular é uma doença caracterizada pela presença de microcalcificações no interior dos túbulos seminíferos presentes no testículo. Sua patogênese é controversa e sua relevância clínica é incerta. Esta doença geralmente é descoberta incidentalmente durante a ultrassonografia do escroto.
O que significa Microlitíase testicular bilateral?
A microlitíase testicular é uma doença caracterizada pela presença de microcalcificações no interior dos túbulos seminíferos presentes no testículo. Sua patogênese é controversa e sua relevância clínica é incerta. Esta doença geralmente é descoberta incidentalmente durante a ultrassonografia do escroto.
É recomendado como parte do tratamento da litíase renal?
Dissolver Cálculos de Ácido Úrico e Cistina Em doentes com cálculos de ácido úrico puro (uma minoria) e hiperuricemia, é recomendada a terapêutica com alopurinol (300 mg por dia), já que reduz a excreção de ácido úrico.
Como é desenvolvida a litíase renal?
Definição. Os cálculos urinários são concreções formadas por agregação de cristais e matriz orgânica no trato urinário. Em geral, a formação ocorre inicialmente nas papilas renais, mas pode originar-se em qualquer parte do sistema urinário.