O que significa nódulo benigno na mama?
O que significa nódulo benigno na mama?
Ouça em voz altaPausarNódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.
Qual a diferença de um nódulo benigno e maligno na mama?
Ouça em voz altaPausarOs tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.
Por que os nódulos na mama precisam de tratamento?
- Os nódulos na mama normalmente não precisam de qualquer tratamento, pois não provocam qualquer alteração na saúde do paciente e não aumentam de tamanho.
Quais são os nódulos benignos?
- Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.
Quais são os nódulos malignos?
- O nódulo maligno é uma anomalia que pode prejudicar a saúde e, quando se desenvolve, pode vir a se tornar câncer. Por isso, eles requerem um acompanhamento clínico mais preciso. Já os nódulos benignos são inofensivos e não comprometem a saúde da paciente, em grande parte dos casos.
Quando ocorrem os tumores benignos da mama?
- Os tumores benignos da mama podem ser assintomáticos. Quando são sintomáticos, originam dor localizada, hipersensibilidade mamária ou tensão mamária; esta sintomatologia é mais exuberante sobretudo após a ovulação, isto é, na segunda fase do ciclo menstrual.